Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Montes Claros – Fundação Sara faz campanha para repor estoque de NUTREN

Montes Claros – Fundação Sara faz campanha para repor estoque de NUTREN

Se incentivar hábitos saudáveis de alimentação para crianças e adolescentes não é tarefa fácil, imagina para as crianças que estão em tratamento para vencer o câncer. Esse é o desafio da nutricionista da Fundação Sara, Roberta Mota, não apenas para os pequenos, mas também para os pais e responsáveis.

“Na correria do dia-a-dia e com tanta opção de produtos prontos, muitas pessoas acabam trocando o saudável pelo prático, e quando vem a doença, a queda da imunidade, e a restrição de alimentos em conserva, como acontece quando estão passando pelo processo da quimioterapia, inserir hábitos saudáveis torna-se uma batalha”, diz a nutricionista. A solução é incentivar de maneira lúdica e esclarecendo para a criança a importância de alimentar bem para que ela se fortaleça e se liberte do tratamento. No entanto, como isso não acontece de uma hora pra outra, e eles precisam estar fortes, a solução é entrar com o suplemento nutricional, que é prescrito por médico ou nutricionista.

Foi o que aconteceu com o Victor Gabriel, de quatro anos. “Desde que ele começou a quimioterapia, o apetite dele reduziu. Costumava ficar enjoado e às vezes fazia vômitos. Como já não comia muito, a nutricionista recomendou que incluísse o suplemento para que ele ficasse bem nutrido”, relata a mãe, Marlene dos Santos Costa. Assistido da Fundação Sara desde o início do tratamento, novembro de 2015, a entidade foi quem garantiu o suplemento durante todo o tempo que Victor precisou. “Uma lata custa quase cinquenta reais e dá pra preparar menos de dois litros. Então, eu não teria condições de comprar”, acrescenta Marlene.

Montes Claros - Fundação Sara faz campanha para repor estoque de NUTREN

Durante o mês, a Fundação Sara fornece em média 95 latas de suplemento, totalizando um custo anual de mais de 35 mil reais. “Para arcar com estes custos e muitos outros que a entidade tem, a gente conta com o apoio da sociedade, que contribui com nosso trabalho de diversas maneiras. No entanto, quando recebemos doações em produtos, podemos investir os valores de doações em outras necessidades, como os exames de diagnóstico e outros de alto custo que não são cobertos pelo SUS. Por isso, este ano estamos mobilizando toda a sociedade para que doe suplemento alimentar. Nós temos assistidos que estão se alimentando exclusivamente com suplemento, e consomem uma lata ao dia, ou seja, 30 por mês”, esclarece a assistente social, Rosana Soares.

Montes Claros - Fundação Sara faz campanha para repor estoque de NUTREN
Montes Claros – Fundação Sara faz campanha para repor estoque de NUTREN

 

Atualmente, a Fundação Sara presta apoio há 170 crianças e adolescentes com câncer, e mais da metade usam suplemento alimentar para completar a alimentação.

A nutrição adequada se caracteriza como um dos grandes instrumentos de combate aos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer. O suplemento é utilizado por crianças e adolescentes quando a ingestão alimentar está aquém da quantidade necessária naquele momento. É importante para manter um estado nutricional adequado, que interfere na resposta do paciente ao tratamento. Criança com desnutrição é mais susceptível a infecções.

Quem quiser e puder doar é só entrar em contato com a Fundação Sara pelo telefone 3214-5500, ou entregar a doação na sede da entidade, que fica na Rua André Luiz, 415, bairro Canelas II. As doações são repassadas para as crianças e adolescentes com prescrição do médico ou do nutricionista.

Sobre a Fundação Sara Albuquerque

 

A Fundação Sara nasceu da convivência que os pais da pequena Sara tiveram com a dor e a esperança durante a sua doença, entre 1996 e 1997. O alto custo do transplante de medula fez com que a família, amigos e colegas lançassem uma campanha para arrecadação de recursos. A pequena Sara acabou falecendo antes do transplante, em novembro de 1997. Com parte do dinheiro arrecadado ainda em mãos, os pais da menina decidiram usar os recursos para auxiliar famílias que passavam pela mesma dificuldade. Dessa forma, há 18 anos foi instituída, em Montes Claros, a Fundação Sara Albuquerque Costa para receber e assistir crianças e adolescentes com câncer e seus acompanhantes. Para expandir os serviços de assistência em todo o estado de Minas Gerais, inaugurou-se, em julho de 2010, uma unidade em Belo Horizonte.

Além de ser uma casa de apoio para quem vem de outros municípios, ou até mesmo de outros estados, em busca de tratamento em Montes Claros, a entidade atua na promoção de conhecimentos, por meio do Centro de Estudos Sara Albuquerque Costa – CESAC, com objetivo de capacitar os profissionais da saúde e alertar pais, professores e todos que convivem com crianças e adolescentes para que estejam alertas a qualquer alteração persistente na saúde dessas crianças e adolescentes.

 

Outro compromisso da entidade é na contribuição na melhoria do tratamento nos hospitais. Para o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, que perdeu a filha de quatro anos com uma leucemia grave, seu desejo é ver Montes Claros se destacando na cura do câncer infantojuvenil, como acontece em grandes centros de referência no Brasil e no mundo. “Não adianta apenas diagnosticar precocemente, oferecer assistência para as famílias e investir na qualificação de profissionais. Se o tratamento não for de qualidade, tudo isso que construímos antes perde o sentido”, destaca.

Acesse www.fundacaosara.org.br e conheça a Fundação Sara Albuquerque Costa.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.