Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

Curso Instalador Energia Solar

Brasil deve atingir igualdade de gênero no Parlamento em 2080

Brasil deve atingir igualdade de gênero no Parlamento em 2080

Estudo com base de dados do Banco Mundial estima 15 legislaturas para mulheres ocuparem metade das cadeiras da Câmara Federal.

Brasil deve atingir igualdade de gênero no Parlamento em 2080
Brasil deve atingir igualdade de gênero no Parlamento em 2080

 

O Ranking Nacional de Presença Feminina no Parlamento 2017, produzido pelo Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI) e divulgado nesta quinta-feira 30/03, calcula que a participação feminina na política cresceu em média de 2,7% ao ano no Brasil entre 1997 e 2017. Isso significa que, nesse ritmo, o país chegaria a ter 257 cadeiras na Câmara Federal (50%) ocupada por mulheres apenas em 2080.

Para Marlene Campos Machado, diretora-executiva do Projeto “o incentivo no ambiente político muitas vezes ainda é abaixo do necessário, basta observar que, em média, mais de 90% das candidatas nas últimas eleições ao legislativo no país não se elegeram” […] Segunda ela, “nosso objetivo é contribuir para a sociedade debata reformas estruturais no sistema político para assim impulsionar o surgimento de novas lideranças, essencialmente femininas que são maioria da população”, afirma a ativista que também coordenou todas as alas femininas dos partidos políticos na campanha ‘Mais Mulheres na Política’, responsável pela formulação da PEC 98/2015 do Senado Federal.

Dividido em duas partes: Mundo e Nacional, o estudo coloca como o Brasil está em relação a demais países, o quanto o país evoluiu nesse quesito, a influência das cotas ou cláusulas de gênero como estão as regiões e estados do país no quesito candidatas, eleitas e não eleitas com zero ou poucos votos.

Com a base de dados do Banco Mundial e do TSE, o estudo PMI analisou candidatas, eleitas e não eleitas aos cargos de Senadora, Deputadas Federais, Estaduais e Distritais e Vereadoras em 2014 e 2016 e criou o Ranking por regiões nacionais, por estados e municípios e Ranking internacional com 138 países.

O estudo aponta ainda que mais de 40% das mulheres que se candidataram ao legislativo municipal nos Estados da Bahia, Paraíba e Alagoas tiveram menos 10 votos nominais cada.

Confira o Estudo na íntegra

PMI- Projeto Mulheres Inspiradoras

É um Projeto apartidário e sem fins lucrativos que desenvolve eventos, palestras e divulga informações e produz análises sobre temas relativos ao empreendedorismo, participação feminina nos espaços de poder, motivação e superação. Confira o conselho consultivo:

http://minspiradoras.blogspot.com.br/p/conselho-consultivo.html

Aviso


  • ***Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.

  • ***Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *