Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Minas de Cabo a Rabo explora os sabores e cultura do Estado

Norte de Minas – Minas de Cabo a Rabo explora os sabores e cultura do Estado

Norte de Minas – Minas de Cabo a Rabo explora os sabores e cultura do Estado

Norte de Minas - Minas de Cabo a Rabo explora os sabores e cultura do Estado
Norte de Minas – Minas de Cabo a Rabo explora os sabores e cultura do Estado

 

3ª etapa do projeto gastronômica ocorrerá em Taiobeiras, no Norte de Minas, no dia 20 de março, e chefs apresentarão receitas exclusivas elaboradas após pesquisa na região

No próximo sábado, dia 20 de maio, a cidade de Taiobeiras, no norte de Minas, receberá a terceira fase do projeto Minas de Cabo a Rabo, edição Espinhaço. Idealizado por Flávio Trombino, chef do conhecido restaurante de comida mineira, Xapuri, e pela publicitária Liliam Castro, a ação tem como proposta traçar um mapa da geografia da gastronomia mineira, promover a cultura local, estimular os negócios, incentivar o desenvolvimento e movimentar o fluxo turístico e econômico das regiões visitadas.

A primeira etapa ocorreu nos dias 8 a 11 de março, na região de Salinas, Fruta de Leite e, também, Taiobeiras. A equipe do projeto visitou produtores locais e fez um levantamento dos ingredientes característicos da região. A cachaça, produto mais icônico economicamente e socialmente da região, foi um dos destaques da pesquisa, que buscou inúmeras possibilidades na harmonização e na aplicação das bebidas na preparação de pratos. Participaram da trip os Chefs Flávio Trombino (Xapuri), Marcelo Haddad (Paladino), Ana Estela Marcondes (Stella Bistrô – Montes Claros) e o mixologista Filipe Brasil. Em Taiobeiras, uma chef local, Dona Miriã, se juntou a equipe.

Para esta etapa, os chefs Miriã Silva, Ana Estela Marcondes e Flávio Trombino apresentarão receitas especiais que foram elaboradas durante um período de laboratório no Restaurante Xapuri. No formado de aula, mais especificamente de Cozinha Show, a ação será realizada durante a Feira Regional do Alto Rio Pardo, evento anual que promove o município de Taiobeiras e região, os pratos serão mostrados para o público presente, que terão a chance de degustar e harmonizar com drinks especiais elaborados pelo mixologista Filipe Brasil, Head Bartender do Olga Nur.

Próximo passo

A quarta e última etapa da primeira edição do projeto “Minas de Cabo a Rabo” acontece em junho, no Restaurante Xapuri, em Belo Horizonte, e irá contemplar o Terroir do Espinhaço, importante trecho de Minas Gerais que vai do norte à região central do estado. A “Semana de Salinas e Região” irá apresentar ao público da capital o trabalho e produtos desenvolvidos por produtores, chefs, empresários e artesãos das regiões participantes. O projeto conta com fomento da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais).

 

MINAS DE CABO A RABO – EDIÇÃO ESPINHAÇO

Local: FERARP – Taiobeiras/MG

Horário: 21 horas

Vendas: Evento gratuito

Inscrições: 1 hora antes do evento

https://www.facebook.com/minasdecaboarabo/

 


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).