Últimas Notícias

Norte de Minas – COPASA propõe assumir concessão de água em municípios Norte Mineiros

Norte de Minas – COPASA propõe assumir concessão de água em municípios Norte Mineiros

A Copasa está analisando a possibilidade de assumir a concessão de água e esgoto de alguns municípios do Norte de Minas que não contam com esse serviço. O assunto foi discutido em reunião realizada na manhã dessa segunda-feira, na sede da AMAMS, em evento que contou com as presenças do gerente geral de concessões da estatal, Cristiano Ferreira Lara; do superintendente regional, Roberto Luiz Botelho e do assessor da diretoria Norte, Ricardo Campos. A AMAMS foi representada pelo secretário-executivo Ronaldo Mota Dias. Também participaram da reunião o deputado Paulo Guedes, além de diversos prefeitos.

Norte de Minas - COPASA propõe assumir concessão de água em municípios Norte Mineiros
Norte de Minas – COPASA propõe assumir concessão de água em municípios Norte Mineiros

 

Durante a reunião, os prefeitos alertaram a Copasa que o projeto de retirar água do rio Pacui para abastecer Montes Claros, comprometerá o abastecimento da população de diversos municípios e por isso, pediram a realização de uma audiência pública para debater com a população. A Copasa prometeu realizar essa audiência pública nos próximos dias. O superintendente regional da Copasa, Roberto Luiz Botelho anunciou que a Agência Nacional de Águas disponibilizou R$ 2 milhões para a Copasa recuperar a Bacia do Rio Juramento. Ele explica que essa verba virá através do Comitê da Bacia do São Francisco e haverá contrapartida da Copasa. A barragem de Juramento está com apenas 27,8% da sua capacidade.

A Copasa mostrou aos prefeitos que tem interesse de assumir a exploração da água e esgoto, desde que sejam cumpridas as formalidades, de aprovação pela Câmara Municipal e realização do diagnóstico de viabilidade. Ele lembra que quase 90% das concessões de saneamento básico exploradas pela Copasa são deficitárias, mas a estatal cumpre o compromisso social de assegurar água de qualidade. Atualmente a Copasa tem a concessão de água de 635 municípios e a concessão de esgoto em 299. Para que seja assumida a concessão, é necessária a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico que definirá as demandas levantadas.

O deputado Paulo Guedes propôs que seja elaborado um plano padrão de saneamento a ser usado por todos os municípios e que a AMAMS fique responsável por articular esse Plano de Saneamento Básico, como forma de reduzir os custos do projeto e acelerar as providências.