Últimas Notícias

Montes Claros – Motoristas reclamam de atraso na entrega do CRLV e pagamento de taxa extra

Montes Claros – Motoristas reclamam de atraso na entrega do CRLV e pagamento de taxa extra

Cobrança feita pela UAI, disse que a responsabilidade é da própria instituição.
Cobrança extra feita pela UAI, e responsabilidade é da própria instituição.

 

Desde o início do mês os motoristas estão em alerta por causa da obrigatoriedade de apresentar, nas blitze, do Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV). A cobrança é feita gradativamente, de acordo com o final de cada placa. Por enquanto, a pressão é maior para proprietários de veículos com final de placa de 1 a 5, que devem ter em mãos a documentação de 2017 devidamente quitada. O problema é a demora do Detran em enviar os documentos, mesmo após o pagamento das taxas.

O empresário Matheus Castro pagou tudo em fevereiro e ainda não recebeu nada. Segundo o presidente da Associação dos Despachantes do município, Leonardo Ogando, o fato está acontecendo com dezenas de motoristas. “A cobrança já está sendo feita e o motorista que for parado em uma blitz e não apresentar o CRLV e CRV é multado. Não adianta estar só com o comprovante de pagamento. O documento já foi emitido e se não chegou às residências, pode ser apanhado na Unidade de Atendimento Integrado (UAI)”, explica.

Porém, a UAI estaria cobrando uma taxa para a agilização do processo e emitir na hora a documentação. De acordo com Leonardo, a cobrança é legal, pois o Estado considera como se fosse uma segunda via emitida.

Para o diretor do Procon, Alexandre Braga, a cobrança é abusiva. “As pessoas não devem ser penalizadas pela ineficiência de um serviço, seja por problemas no Detran ou nos Correios. Quem se sentir lesado deve fazer uma denúncia administrativa e até acionar o Procon”, pontua.

Já o caso de Bruno Nepomuceno foi diferente. Em 2016 ele recebeu normalmente a documentação em casa, mas neste ano teve que pagar na UAI R$ 80 e ainda esperar por 15 dias. “Já estão cobrando minha placa. A UAI alegou que eu devia atualizar meu CEP, sendo que ano passado recebi sem problemas. Achei um absurdo. Eu paguei em janeiro para não ter problemas e estou tendo”, conta.

O Detran informou que houve problema no sistema, por isso o atraso na entrega e que até sexta-feira toda documentação será entregue. Quanto à cobrança feita pela UAI, disse que a responsabilidade é da própria instituição.

A redação entrou em contato com a Uai, ma não obteve retorno.

Por Christine Antonini