Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Observatório Sismológico confirma o tremor de hoje em Montes Claros em 2,2 Graus

Montes Claros – Observatório Sismológico confirma o tremor de hoje em Montes Claros em 2,2 Graus


Reviewed by:
Rating:
5
On 6 de setembro de 2017
Last modified:6 de setembro de 2017

Summary:

Montes Claros - Observatório Sismológico confirma o tremor de hoje em Montes Claros em 2,2 Graus

Montes Claros – Observatório Sismológico confirma o tremor de hoje em Montes Claros em 2,2 Graus

Montes Claros - Observatório Sismológico confirma o tremor de hoje em Montes Claros em 2,2 Graus
Montes Claros – Observatório Sismológico confirma o tremor de hoje em Montes Claros em 2,2 Graus

 

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasilia (Obsis-UnB), referência nacional na detecção de terremotos, acabou de confirmar o tremor de terra acontecido na manhã de esta quarta-feira (06/09/2017), em Montes Claros.

De acordo com os dados reportados pelo Observatório Sismológico a magnitude do tremor foi de 2,2 Graus na escala  richter.

Ainda de acordo com os dados do centro, o tremor de hoje é o segundo de maior intensidade desde o ano de 2015. Somente sendo superado por um outro acontecido no dia 17/02/2017 com escala de 2,3 Graus.

 

 

Relembre o fato acontecido na manhã de hoje:

Por meio das redes sociais, várias pessoas fizeram relatos de um suposto terremoto de pequena intensidade as 06:10 horas.

As informações se disseminaram rapidamente pelas redes sociais. “Relatos de que a terra tremeu novamente aqui em Montes Claros”, comentou Azeli Rita de Sa.

“Tremor de Terra em Montes Claros. Eu nem vi”, disse Luzinete Gonçalves.

Nada como um tremorzinho de terra pra “Despertador do dia!!!”, comentou Wesley Nobre.

O Corpo de Bombeiros recebeu, por voltas das 06h15min, diversas ligações de pessoas que relataram a sensação de tremores de terra.

Os militares fizeram uma vistoria em uma casa no Bairro Sumaré, onde houve relatos de rachaduras no imóvel.

 

Os tremores de terra são comuns em Minas Gerais. Estudo feito Núcleo de Estudos Sismológicos (NES) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) mostrou que no ano passado o estado foi o que teve o maior número de abalos sísmicos no Brasil. Foram 88 tremores de terra ocorridos em todas as regiões mineiras durante o ano.

O município mineiro com maior quantidade de abalos no período analisado na pesquisa da Unimontes foi Montes Claros. Foram registrados na cidade do Norte de Minas 172 tremores de terra entre 1º de janeiro de 1824 e 12 de janeiro de 2017. O maior deles, de 4 graus na Escala Richter,foi em 19 de maio de 2012.

Estudos apontam que os sucessivos abalos na cidade norte-mineira têm como causa uma falha geológica situada entre 1,5 mil e 2 mil metros de profundidade, com cerca de três quilômetros de extensão, partindo da região do Parque Estadual da Lapa Grande em direção à área urbana. Os tremores e a existência da falha geológica motivaram a instalação de nove sismógrafos em diversos pontos da área urbana e da zona rural do município, e a própria criação do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes, implantado com o apoio do governo do estado, do Observatório Sismológico da UnB e da USP.

 

 

 

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).