Últimas Notícias

Lava Jato – Eduardo Cunha completa um ano na prisão

Lava Jato – Eduardo Cunha completa um ano na prisão

Nesta quinta-feira (19/10/2017) completa um ano da prisão de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados. Em outubro do ano passado, o parlamentar foi preso pela Polícia Federal em seu apartamento, em Brasília, por ordem do juiz Sérgio Moro, da Lava Jato.

Eduardo Cunha completa um ano na prisão
Eduardo Cunha completa um ano na prisão

 

À época do pedido de prisão, o magistrado considerou um risco eminente para aplicação da lei, uma vez que as contas do ex-deputado no exterior não foram identificadas em sua totalidade. O Ministério Público alegava risco de fuga de Cunha.

Durante o tempo em que está preso no Complexo Médico-Penal (CMP) de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, Eduardo Cunha não saiu do noticiário político. O ex-deputado ameaçou fazer um acordo de delação que poderia prejudicar mais de 150 parlamentares, mas ainda não o fez.

Citado em diversas delações desde sua prisão, a última acusação contra Cunha foi feita em depoimento do doleiro Lúcio Funaro, que afirmou que o parlamentar carioca recebeu R$ 1 milhão para comprar votos a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Rotina na cadeia

Preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, Eduardo Cunha não pode receber visitas íntimas devido a regras do presídio, uma vez que o local possui presos com alguma doença, segundo a direção da penitenciária.

O ex-presidente da Câmara é encarregado de distribuir marmitas para os outros detentos durante as refeições, incluindo o café da manhã servido às 6h. Segundo a Lei de Execução Penal, para cada três dias trabalhados, o detento abate um dia da condenação que, no caso de Cunha, foi de 15 anos e 4 meses.

Entre os colegas de presídio, Cunha é tratado como uma pessoa fria que não demonstra sentimentos, nem mesmo quando soube que sua mulher, a jornalista Claudia Cruz, em janeiro deste ano.