Inicio » Mais Seções » Arte e Cultura » Ultimas atrações da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Ultimas atrações da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Ultimas atrações da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Vencedores serão conhecidos no sábado, às 22h30; cerimônia vai revelar também os ganhadores do Troféu Barroco nas categorias Foco e Olhos Livres, além das escolhas do Júri Popular e do Prêmio Helena Ignez

Ultimas atrações da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Ultimas atrações da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes

 

A sexta-feira, penúltimo dia da 21a Mostra de Cinema de Tiradentes, reservou  muitas atividades para o público. A primeira delas aconteceu  às 10h, com os Encontros com os Filmes, debatendo “Platamama”, com o crítico convidado Daniel Oliveira; “Dias Vazios”, com Fabrício Cordeiro; e “Baixo Centro”, com Luciana Veras. Às 15h, a temática Chamado Realista, voltou  à tona no Cine-Tenda, com a exibição de “Operações de Garantia da Lei e da Ordem”, de Julia Murat e Miguel Antunes Ramos, seguido de bate-papo com os realizadores, mediado pelo curador Cléber Eduardo. Na Mostra Olhos Livres, passa “Antes do Fim”, novo trabalho de Cristiano Burlan, protagonizado por Helena Ignez e Jean-Claude Bernardet, às 18h, no Cine-Tenda.  A programação de filmes da sexta-feira ainda teve  os curtas da Mostra Panorama 5, que exibe “Superpina”, de Jean Santos, “A Rotação da Terra”, de Matheus Sundfeld, e “Ponte Velha”, de Victor de Melo, às 16h30 no Cine-Tenda; e, às 21h, no Cine BNDES na Praça, o documentário “Por Parte de Pai”, de Guiomar Ramos.

A Cia. do Liquidificador fez duas intervenções nesta sexta, às 15h e às 18h, ambas no Cine BNDES na Praça. Às 19h30, foi  a vez do Suaveciclo. À 0h30, no Sesc Cine Lounge, o Trivial Trio se apresenta dentro da programação artística realizada em parceria cultural com o Sesc.

ÚLTIMO DIA

O encerramento da 21a Mostra de Tiradentes será na noite de sábado, a partir das 20h, com a exibição do longa-metragem “A Moça do Calendário”, no Cine-Tenda. O novo trabalho dirigido por Helena Ignez tem roteiro de Rogério Sganzerla e conta a história de Inácio, ex-gari que trabalha como dublê de dançarino e mecânico da oficina Barato da Pesada. Diariamente ele sonha com a moça do calendário, até não saber mais diferenciar os devaneios e a realidade.

Logo em seguida ao filme, às 22h30, no Cine-Tenda, acontece a cerimônia oficial de encerramento, com anúncio dos vencedores, premiação do Júri da Crítica, Júri Jovem e Júri Popular e entrega do Troféu Barroco.

Mas, antes do fechamento, a Mostra tem um sábado agitado de atrações. A partir das 10h, acontecem os últimos Encontros com os Filmes deste ano, discutindo“Antes do Fim”, com a presença da crítica Luciana Corrêa de Araújo“Lembro Mais dos Corvos”, com Denilson Lopes; e “Rebento”, com Ela Bittencourt – participam também dos encontros os diretores e equipe dos respectivos filmes.

Um bate-papo de balanço da programação e dos filmes apresentados no evento acontece às 15h, na mesa “Chamado Realista: Cinema brasileiro contemporâneo”. Os críticos Raul Arthuso, Luiz Carlos Merten e Cecília Barroso falam sobre as principais questões formais levantadas pelos longas e curtas este ano e de que maneira as abordagens de seus universos se distinguem entre si e no atual cenário de realização. A mediação será do curador Francis Vogner.

 

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *