Publicidade

Inicio » Norte de Minas » Dia de campo mobiliza produtores rurais de Juramento, no Norte de Minas

Dia de campo mobiliza produtores rurais de Juramento, no Norte de Minas

Dia de campo mobiliza produtores rurais de Juramento, no Norte de Minas

Durante o encontro, os produtores receberam sementes e orientações técnicas para o cultivo de sorgo

Entrega de sementes em Juramento - Foto: Jerusia Aruda
Entrega de sementes em Juramento – Foto: Jerusia Aruda

 

Produtores do município de Juramento no Norte de Minas, participaram de um Dia de Campo , tendo como tema o cultivo de sorgo. Ministrado pela equipe da Biofábrica, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros, sob a coordenação técnica do professor Demerson Sanglard, o evento também se configurou como uma oportunidade para que os professores apresentassem aos agricultores o trabalho realizado na Biofábrica, que produz mudas sadias de plantas resistentes à seca em larga escala, que estão sendo distribuídas a agricultores familiares da região.

Realizado na comunidade rural de Manduri, na propriedade do Sr. Gilsinho, além da participação de dezenas de produtores, o curso também contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, deputado federal Zé Silva; do prefeito de Juramento, Wendel Pereira de Souza; do diretor administrativo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ricardo Demicheli; do engenheiro agrônomo da Emater, Alex Versiani, e de estudantes da UFMG.

Durante o Dia de Campo, o professor Demerson Sanglard apresentou a dinâmica que envolve a produção de mudas em laboratório, bem como as estratégias para repasse aos produtores. “A meta é que os municípios do Norte de Minas tenham postos avançados, possibilitando receber os propágulos vindos diretamente do laboratório. Esses postos são estruturas de viveiros, compostos por telas de sombreamento (sombrites) e canteiros a céu aberto, onde realizamos o que denominamos de processo de aclimatação das plantas”, explica.

De acordo com o professor, além de possibilitar maior eficiência no transporte e fornecimento das mudas, o trabalho nos postos avançados poderá envolver estudantes do ensino fundamental e médio, potencializando a função social da Biofábrica.

Dia de Campo em Juramento - Foto: Jerusia Aruda
Dia de Campo em Juramento – Foto: Jerusia Aruda

 

O professor destaca que a Biofábrica está produzindo mudas de espécies agrícolas nativas e de interesse no mercado regional, como banana, palma forrageira, mandioca e alho, com tecnologias agregadas, distribuídas de forma gratuita aos produtores. “O empreendimento é uma parceria da UFMG com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), viabilizado pela ação parlamentar do deputado Zé Silva, e cultiva mudas selecionadas e ambientadas às condições climáticas da região, chegando ao produtor com uniformidade genética, livres de doenças e pragas, com maior potencial produtivo e crescimento mais rápido”.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Durante o encontro, o deputado Zé Silva falou sobre o trabalho que vem fazendo, junto com a administração municipal de Juramento, para garantir o abastecimento de água no município. “Com apoio da Emater e todo o empenho da prefeitura, conseguimos levar água potável para a comunidade de Pau D’Óleo, com a tubulação instalada em um trecho de mais 16 km de distância.  Foram mais de 1.600 dias de trabalho árduo, inclusive com participação voluntária, da fonte até a comunidade. Também foram realizadas obras de recuperação da sub-bacia do córrego Rio São Joaquim, serviços de proteção de nascentes e de matas de topo e ciliares, construídas bacias de captação de água de enxurradas, e construção de terraços, tudo isso para garantir que não falte água para o abastecimento no município”.

O deputado diz que sua ação parlamentar também tem priorizado as comunidades rurais, que estão recebendo sistemas de abastecimento de água. “Nosso mandato tem como prioridade o produtor rural, a agricultura familiar, e temos trabalhado incansavelmente para garantir que os produtores tenham acesso às políticas públicas voltadas para o setor, e a serviços essenciais como educação e saúde, levando oportunidades e melhores condições para que tenham uma vida digna. Para isso, a nossa ação tem possibilitado ao município receber milhares de sacas de sementes para a agricultura familiar, kits-feira livre (compostos por 10 barracas, 02 balanças e 20 jalecos, cada), e já temos o recurso aprovado para a construção do Centro de Comercialização para Agricultura Familiar, que vai potencializar a comercialização dos produtos dos agricultores do município”, anuncia.

Através da ação do parlamentar, o município também recebeu uma fábrica de pré-moldados, tanque de granelização e resfriamento de leite, para a Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Juramento, mudas frutíferas para pomares domésticos, pitainhas para agricultura familiar, capacitação de jovens e agricultores familiares, além de aquisição de veículo e equipamentos para a Atenção Básica à Saúde, totalizando um investimento da ordem de R$ 3 milhões.

Zé Silva falou, ainda, sobre o cadastro ao Programa Nacional do Crédito Fundiário e sobre os benefícios da Lei 13.606/2018, de sua autoria, que garante desconto de 40% do Funrural e até 95% de desconto na renegociação das dívidas rurais.

O prefeito Wendel Pereira de Souza destaca que o Juramento tem dado um salto de desenvolvimento. “Mas esses avanços só são possíveis com parceria, e é muito importante contarmos com o apoio do deputado para que ações como essas possam fortalecer com conhecimento e assistência técnica a capacidade produtiva de nossa agricultura familiar, que é a base da economia do município”, avalia.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

O diretor da Anater, Ricardo Demicheli, explicou que o agricultor que recebe assistência técnica pode aumentar em até quatro vezes sua produção e, consequentemente, sua renda.  “Por isso, a Anater está trabalhando dois importantes projetos em Minas Gerais, o Piloto e o D. Helder Câmara, que irão garantir assistência técnica a agricultores familiares de 150 municípios mineiros até 2010, além de qualificar os extensionistas que irão atuar nos dois projetos”.

Os participantes decidiram, então, realizar um Dia de Campo, no mesmo local, no próximo sábado (31/03), para continuar as discussões sobre o cultivo do sorgo, compartilhar experiências e realizar plantios e acompanhamento na prática.

Ao final do encontro, o deputado Zé Silva e a equipe da Biofábrica realizaram a entrega de centenas de quilos de sementes de sorgo forrageiro para ensilagem, e de fertilizantes pertinentes à cultura.

 

Leia Também

IFNMG abre inscrições para 1.500 vagas em 11 cursos gratuitos

IFNMG abre inscrições para 1.500 vagas em 11 cursos gratuitos

* Por: Jornal Montes Claros - 25 de setembro de 2018. IFNMG abre inscrições para …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *