FENICS 2019 - ACI

Inicio » Empreender em Foco » Sala Mineira do Empreendedor reduz burocracia para micro e pequenos empresários em Montes Claros

Sala Mineira do Empreendedor reduz burocracia para micro e pequenos empresários em Montes Claros

Sala Mineira do Empreendedor reduz burocracia para micro e pequenos empresários em Montes Claros

Após sete meses de funcionamento, a Sala Mineira do Empreendedor de Montes Claros registra aumento na procura pelos serviços e satisfação dos empreendedores atendidos. No espaço, que funciona na Rua Urbino Viana, 658 – Centro, o empreendedor, independentemente de seu porte ou segmento, recebe serviços, orientações e capacitações gratuitas com o objetivo de melhorar e simplificar o ambiente de negócios e ainda facilitar o acesso aos serviços necessários para a abertura de empresa.

Sala Mineira do Empreendedor reduz burocracia para micro e pequenos empresários em Montes Claros
Sala Mineira do Empreendedor reduz burocracia para micro e pequenos empresários em Montes Claros

 

Inaugurada em setembro de 2017, a Sala é fruto de uma parceria entre o Sebrae Minas, Junta Comercial de Minas Geais (Jucemg) e Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Nos três primeiros meses de 2018 ano foram registrados 2.442 atendimentos. Os principais serviços foram para formalização e regularização de empresas, parcelamento de débitos e declaração anual. Segundo dados da Sala Mineira até o final de março, Montes Claros contava com 16.452 MEIs (Microempreendedores Individuais), e 15.443 empresas ativas distribuídas como ME (Microempresa) Empresa de Pequeno Porte (EPP) e outros. As atividades predominantes são comércio e varejista do vestuário e acessórios, seguido por construção de edifícios e comércio e varejista de produtos alimentícios em minimercados, mercearias e armazéns.

“Com a implantação da Sala Mineira do Empreendedor, houve uma diversificação no atendimento, e desde então atendemos outros empreendedores e não apenas o MEI. Conseguimos atender sem burocracia, o que agiliza as ações e contribui para o desenvolvimento da economia local”, destaca a coordenadora da Sala, Aline Soares Ferreira.

O bom serviço prestado na Sala Mineira é salientado por quem procura atendimento. Depois de trabalhar informalmente por alguns anos servindo marmitas, Roseli Rodrigues do Santos decidiu se formalizar como MEI, e buscou apoio na Sala. “Sinceramente fiquei surpresa com o atendimento. Consegui resolver todas as pendências com rapidez, eficiência e sem burocracia. As pessoas são bem preparadas e o espaço é bem confortável”, enfatiza a microempreendedora.

Como um dos parceiros da Sala Mineira do Empreendedor, o Sebrae apoia outras ações que vão além do atendimento. “Essa junção de entidades vem facilitar a vida do empreendedor em todos os processos, desde a abertura, gestão e fechamento de uma empresa, além de articular projetos e capacitações na busca de um ambiente favorável para o crescimento das micro e pequenas empresas”, ressalta a analista do Sebrae Jacyle Souza.

Novo Parceiro

Para fomentar as ações e o atendimento, foi firmado uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o departamento do curso de Ciências Econômicas da Unimontes, que por meio da Empresa Junior Economontes, disponibilizou um acadêmico para orientar e tirar dúvidas dos empreendedores que procuram a Sala. São oferecidas orientações gratuitas na área de gestão, finanças e pesquisa de mercado.

Expansão no estado

Atualmente existem Salas Mineiras do Empreendedor em cerca de 200 cidades de Norte a Sul do estado e, até o final do ano, a expectativa é que outras 50 sejam inauguradas. No Norte de Minas, além de Montes Claros, funcionam salas em Coração de Jesus, Espinosa, Itacarambi, Jaíba, Japonvar, Mato Verde, Mirabela, Pai Pedro, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, Serranópolis, Varzelândia e Verdelân

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *