Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Mirabela implanta Lei da Educação Empreendedora nas escolas

Mirabela implanta Lei da Educação Empreendedora nas escolas

Objetivo da Prefeitura de Mirabela, no Norte de Minas, é inserir o empreendedorismo nas instituições de ensino do município. Lei contempla todas as escolas e tem o apoio do Sebrae Minas

Mirabela implanta Lei da Educação Empreendedora nas escolas
Mirabela implanta Lei da Educação Empreendedora nas escolas

 

Alunos e educadores da rede municipal de Mirabela, no Norte de Minas, passam a contar com uma novidade no conteúdo curricular. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, e o prefeito Luciano Rabelo sancionou no último dia 9 de abril, a Lei 1264, ou Lei da Educação Empreendedora, norma que insere o empreendedorismo nas instituições de ensino.

O projeto para a implantação da lei surgiu após a participação de mais de 80 educadores em capacitações e oficinas oferecidas pelo Sebrae Minas. As atividades abordam temas relacionados às competências empreendedoras, trabalho e negócio. Cabe aos educadores compreender e replicar para os alunos conceitos e práticas que os motivem a adotar uma postura proativa e eficiente na condução de projetos pessoais e profissionais.

Como vai funcionar

A Lei da Educação Empreendedora pode ser aplicada de duas formas: como disciplina obrigatória ou pelo projeto transversal. Em Mirabela, a norma será implementada no formato transversal, e todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental irão aprender sobre empreendedorismo dentro do conteúdo de todas as disciplinas.

A lei busca estimular a autonomia e o protagonismo dos estudantes e pretende aproximar a comunidade do ambiente escolar, ao disseminar e multiplicar os conhecimentos do programa para o desenvolvimento econômico e social da região.

A intenção é que o aluno possa desenvolver habilidades e competências que o tornem protagonista de sua própria vida e seja capaz de desenvolver uma postura empreendedora frete à comunidade e ao mercado de trabalho.

Parceria

Para a analista do Sebrae Minas Hebbe Mendes, a aprovação da lei garante a continuidade do programa no município. “A partir de agora, trabalhar o empreendedorismo em Mirabela não é uma opção do educador, mas sim um trabalho permanente em todas as escolas. É importante frisar que independente da gestão ou do grupo político que estiver administrando o município no futuro, a lei garante que a metodologia da educação empreendedora será constante nas escolas de forma continuada”, ressalta.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Jonatas Gonçalves Rego, a implantação da lei irá solidificar um trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo município em parceria com o Sebrae. “Já vínhamos trabalhando com a capacitação dos professores para que eles levem aos alunos a importância de eles crescerem com uma consciência empreendedora. Acreditamos que investir nas crianças é investir no futuro, e com a aprovação da lei oficializamos a continuidade do projeto”, afirma.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.