Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  

PUBLICIDADE

COPASA - MONTES CLAROS
Inicio » Montes Claros » Câmara Municipal de Montes Claros homenageia Concurso Comida di Buteco

Câmara Municipal de Montes Claros homenageia Concurso Comida di Buteco

Câmara Municipal de Montes Claros homenageia Concurso Comida di Buteco

Durante a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros,  foi aprovado por unanimidade, a requerimento de um de seus parlamentares, uma reunião especial no próximo dia 25, às 9h, para prestar homenagem ao Concurso Comida di Buteco (CdB) pelos seus 19 anos de sua idealização, dos quais 12 anos está presente em Montes Claros.

Câmara Municipal de Montes Claros homenageia Concurso Comida di Buteco
Câmara Municipal de Montes Claros homenageia Concurso Comida di Buteco

 

Em todo o Brasil, foram quase 600 butecos participantes, presentes em 21 cidades das 5 regiões brasileiras.

De acordo com o requerimento do vereador, a homenagem se dá pelos serviços prestados ao desenvolvimento econômico, gastronômico e cultural em Montes Claros. “Essa homenagem representa o reconhecimento do CdB pelos seus 12 anos de realização em Montes Claros. A marca Comida di Buteco ajuda no desenvolvimento econômico e cultural, ao incentivar a produção gastronômica com geração de emprego e renda. Ademais, os donos de bares são trabalhadores que envolvem, principalmente, as famílias na gestão dos negócios, principal fator do sucesso do CdB. É um reconhecimento da sociedade montes-clarense através da Câmara Municipal ao Concurso Comida di Buteco”, destacou o parlamentar.

Filipe Pereira, organizador do CdB, destacou a força transformadora e o impacto que o concurso tem nas vidas dos donos de botecos participantes, inclusive em Montes Claros. “Temos vários ‘casos’ de sucesso em todas as cidades de como o CdB ajudou as famílias a transformar a realidade do seu comércio. O concurso tem como missão Transformar vidas através da cozinha de raiz, o buteco com extensão de sua casa e Montes Claros sempre foi uma grande referência no concurso, já que das 19 edições realizadas até hoje, a cidade participou de 12. As pessoas esperam, ansiosamente o mês de abril chegar para ir visitar os butecos participantes, pois já faz parte do calendário nacional como sendo o mês do Comida di Buteco. Estamos muito felizes com a homenagem da Câmara Municipal, e agradecemos em especial, ao vereador e amigo Daniel Dias, que colocou o requerimento, pois ele acredita e acompanha de perto como o CdB contribui para a gastronomia, cultura de raiz e a economia de Montes Claros”, agradeceu.

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso, mas, um movimento que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil.

Este ano, o concurso aconteceu entre 13 de abril e 06 de maio e contou com a participação de 19 botecos que apostaram no tema livre e apresentarem saborosos petiscos a um público e jurados cada vez mais exigentes pelas surpresas dos petiscos concorrentes.

O vencedor será conhecido dia 24 deste mês e irá representar a cidade na segunda fase do Concurso Comida di Buteco, em julho, em São Paulo, quando estará ao lado dos campeões das outras 20 cidades das cinco regiões do Brasil que participaram e disputam o título de melhor Buteco do Brasil.

A comissão que irá julgar os botecos vencedores e que irão para a disputa nacional farão a visita aos botecos no mês de junho. Essa comissão é formada por um jurado local e outros dois de regiões do país que participam do Comida di Buteco.

Sua força transformadora

Ele é o primeiro concurso do gênero e desde 2016, se tornou uma Eleição Nacional, com a participação de público e jurados. Em 2017 o Concurso engajou mais de 5 milhões de pessoas visitando os butecos participantes, provocando um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor com 520 mil votos; 6 mil empregos gerados; R$ 70 milhões em mídia espontânea e R$ 140 milhões de impacto na cadeia de valor, da indústria ao consumidor.

*Por Wesley Gonçalves

Leia Também

Gastronomia - Receita de Maminha de forno com legumes assados

Gastronomia – Receita de Maminha de forno com legumes assados

* Por: Jornal Montes Claros - 24 de Maio de 2018. Gastronomia – Receita de …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *