Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  
Inicio » z-capa » OPINIÃO – Inclusão para a agricultura familiar

OPINIÃO – Inclusão para a agricultura familiar

OPINIÃO – Inclusão para a agricultura familiar

A participação política dos mais diversos setores sociais é um dos caminhos seguros para consolidar e aprofundar a nossa democracia. Essa participação qualifica os debates políticos, enriquece as alternativas para superação de crises, e possibilita a formação de novos pactos e compromissos da sociedade na construção de um país melhor para todos.

OPINIÃO - Inclusão para a agricultura familiar

 

Em função desse entendimento, o Solidariedade, partido que tenho a honra de presidir em Minas, vem mobilizando constantes debates internos no sentido de abrir espaços e oportunidades para a participação política de setores sociais.

E nesse processo alcançamos uma conquista importante do Solidariedade, fortalecendo as estruturas de suas secretarias de movimentos sociais. Entre elas a Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar. Ver reiteradas a força e a energia de lideranças, dirigentes e militantes dessa secretaria foi um sinal claro de que a agricultura familiar tem assegurado mais um espaço fundamental para sua participação e interação política nesse momento histórico.

Desafios e oportunidades estratégicas para o futuro são o que não faltam no ambiente onde opera a agricultura familiar. São questões que vão desde a promoção da segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental, a preservação cultural até a necessidade de resposta para as demandas de geração de renda, emprego, oportunidades de empreendedorismo e a redução da pobreza e das desigualdades sociais entre pessoas e regiões.

Nenhuma dessas questões se resolve sem a inclusão e participação política da população do campo e da agricultura familiar. E a forma de assegurar essa participação, reconhecendo a importância de outros canais, é justamente abrir espaços para a força e a mobilização da agricultura familiar dentro das organizações partidárias. O Solidariedade se orgulha de ser o primeiro partido a efetivamente abrir esse espaço para a inclusão política do setor em nosso País.

Zé Silva
Zé Silva

 

(*) Zé Silva é agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

Leia Também

Delta transporta 50 milhões de passageiros nos meses de abril a junho

* Por: da redação - 19 de julho de 2018. Delta transporta 50 milhões de …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *