Últimas Notícias

Projeto apoiado pelo Sebrae Minas em Montes Claros é tema de dissertação de mestrado na Fundação Dom Cabral

Projeto apoiado pelo Sebrae Minas em Montes Claros é tema de dissertação de mestrado na Fundação Dom Cabral

As diferenças e as semelhanças entre os comerciantes do Quarteirão do Povo (shopping a céu aberto no Centro da cidade) e o Montes Claros Shopping Center, são temas da dissertação de mestrado do analista do Sebrae Minas, Gilmar Chagas, na Fundação Dom Cabral.

Gilmar Chagas - autor do estudo de mestrado
Gilmar Chagas – autor do estudo de mestrado

 

Com o título “Tipos de empreendedores em shopping center popular – Um estudo comparativo de casos com base na teoria da ação prática de Bourdieu”, o analista procurou compreender as peculiaridades dos dois centros comerciais. Foram analisadas características dos empreendimentos e perfis de seus empreendedores, incluindo os modelos de negócios, estilos de gestão e estratégias utilizadas.

O Sebrae Minas apoia e acompanha os comerciantes do Quarteirão do Povo em Montes Claros desde 2016. Participam do projeto cerca de 20 lojistas dos setores de confecções, calçados, joalheria, perfumaria e outros. Como analista, Gilmar Chagas participou das ações que visam melhorias para o comércio no local. Foram desenvolvidas atividades como cursos de planejamento de marketing, gestão, finanças e atendimento para empresários e colaboradores, além de viagens técnicas.

Gilmar Chagas desenvolveu o estudo da dissertação de mestrado durante dois anos, com o acompanhamento de 30 empreendedores do Quarteirão do Povo e do Montes Claros Shopping. Ele analisou os tipos de empreendimentos, faixas etárias dos proprietários, níveis de experiência, origens e histórias familiares, graus de escolaridade e disposição para inovar. Também observou qualidades comumente associados ao perfil empreendedor, tais como: capacidade de planejamento, de persuasão, iniciativa, comprometimento com o negócio e autoconfiança.

“Em ambos os espaços podemos observar, a persistência dos empreendedores diante de dificuldades, destacando-se, como forma de superá-las, a adoção de parcerias, a capacidade de mobilização dos recursos disponíveis à mão e o senso de oportunidade. Predominam dois tipos de empreendedores: os tradicionais e os modernos. No Quarteirão do Povo, predominam ambos os tipos, e no Shopping Montes Claros sobressai o empreendedor moderno” constata.

O estudo no Quarteirão do Povo mostra que “há disposição dos empreendedores em se modernizar sem perder elementos, como tradição e história”. Ele ressalta que os comerciantes estão dispostos “a buscar novos conhecimentos e tecnologias de gestão” e querem desenvolver espaços que agradem aos clientes, como limpeza (coleta seletiva do lixo), segurança, iluminação e manutenção da estrutura das ruas, além de diminuir problemas como a presença de ambulantes que não pagam impostos e falta de policiamento.

Gilmar destaca que, ao desenvolver o estudo, também constatou os resultados do trabalho do Sebrae junto aos comerciantes do Quarteirão do Povo. “Levamos todas as orientações aos empresários do Quarteirão do Povo e eles as colocaram em prática. O Sebrae ofereceu todo o respaldo necessário e, aos poucos, eles se uniram. Hoje, já conseguem conduzir as decisões de forma mais independente”, garante.

O autor do estudo conclui que o trabalho pode subsidiar políticas públicas para a melhoria do espaço urbano, além de contribuir para a formação de empreendedores. “Em termos práticos, o estudo propõe a contribuir com subsídios ao desenvolvimento de políticas públicas direcionadas ao espaço urbano estrategicamente ocupado por agentes que visam interesses pessoais e coletivos. Outra contribuição é a possibilidade de aportar elementos a programas de formação e desenvolvimento de empreendedores, tendo em vista os espaços geográficos e humanos em que se inserem”, afirma.

Saiba Mais: Dissertação sobre empreendedores do Quarteirão do Povo e do Montes Claros Shopping Center

A dissertação com o tema sobre o Quarteirão do Povo e o Montes Claros Shopping será defendida pelo analista do Sebrae Minas Gilmar Chagas na conclusão de mestrado em Mestrado Profissional em Administração Contemporânea das Organizações (MPA), na Fundação Dom Cabral (Campus Aloysio Faria), em Nova Lima. A defesa da dissertação será no dia 30 de maio, às 15h, e tem como orientador o professor Anderson Sant’Anna.