Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Corte na educação

Coluna da Jerusia Arruda – Corte na educação

CORTE NA EDUCAÇÃO

O Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) enviou nota ao ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, afirmando que, caso seja mantido o teto de orçamento previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, os programas de incentivo à pesquisa serão gravemente impactados no país. Sem orçamento, a Capes fala em suspender bolsas de 93 mil pesquisadores.

RALLY BRASÍLIA HISTÓRICA

Depois das motos, que invadiram o DF durante o Capital Moto Week, na semana passada, agora é a vez dos carros clássicos enfeitarem as ruas da capital federal, com o 3º Rally Brasília Histórica, que será realizado neste sábado, durante o 10º Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica.  O evento, promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), é aberto ao público.

BAIXA UMIDADE

Devido à baixa umidade do ar, que ficou entre 12% e 20% nos últimos três dias, a Defesa Civil declarou estado de alerta no Distrito Federal. A medida tem como objetivo orientar a população a se prevenir contra o mal-estar e outros efeitos sobre a saúde provocados pela combinação de calor e seca, especialmente com crianças e idosos.

MDB ANUNCIA CANDIDATO

A quinta-feira foi a vez do MDB realizar sua convenção nacional, em Brasília, e definir a candidatura de Henrique Meirelles à Presidência da República. A convenção reuniu lideranças tradicionais do MDB, como o presidente Michel Temer e o ex-presidente José Sarney. O MDB ainda não definiu o vice na chapa de Meirelles.

APOIO A ALCKIMIN

O Partido Progressista (PP) e o Democratas (DEM) também realizaram convenção nesta quinta-feira, quando oficializaram apoio à candidatura do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin. O PRB, PSD, PTB e Solidariedade também já aprovaram em convenção o apoio a Alckmin e, com isso, confirmam-se as expectativas do chamado Centrão em apoiar o ex-governador de São Paulo, antes mesmo de ser definido o nome do candidato à vice-presidência.

VICE DOS SONHOS

Nesta quinta-feira, também foi definido o nome do vice do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin. A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) abriu mão de disputar a reeleição ao Senado pelo Rio Grande do Sul para ser a companheira de chapa do tucano, que a classificou como “vice dos sonhos”.

AÉCIO DECIDE SE CANDIDATAR

O senador Aécio Neves (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (02) que não tentará a reeleição ao Senado e disputará uma vaga de deputado federal por Minas Gerais. Em 2017, Aécio virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF), foi afastado do mandato após delações de executivos da JBS e deixou o comando do PSDB. Em nota divulgada nesta quinta, o ex-presidente do PSDB afirma ser alvo de “ataques violentos e covardes”. O certo é que, se eleito, Aécio continuará a usufruir do foro privilegiado.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda