Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Crianças com câncer ganham novo espaço para tratamento em Montes Claros

Montes Claros – Crianças com câncer ganham novo espaço para tratamento em Montes Claros

Montes Claros – Crianças com câncer ganham novo espaço para tratamento em Montes Claros

Montes Claros – As crianças com câncer que fazem tratamento na Santa Casa de Montes Claros ganharam um novo espaço para atendimento quimioterápico e médico. O atendimento, que até o momento acontecia no Pronto Socorro, agora será realizado dentro da Unidade de Pronto Atendimento Infantil.

Montes Claros - Crianças com câncer ganham novo espaço para tratamento em Montes Claros
Montes Claros – Crianças com câncer ganham novo espaço para tratamento em Montes Claros

 

A inauguração da oncologia pediátrica será no dia 20 de fevereiro (quarta-feira), às 16h, e contará com a presença da equipe do Instituto Ronald McDonald, financiador do espaço, por meio da parceria com a Fundação Sara Albuquerque.

A reforma de toda a Unidade do Pronto Atendimento Infantil, inaugurada em setembro de 2018, custou aproximadamente R$ 500 mil. Desse valor, o Instituto Ronald custeou R$ 300 mil, arrecadados por meio da campanha McDia Feliz e outras fontes de recursos. “A parceria com a Fundação Sara tem gerado frutos incomensuráveis. Não temos palavras para agradecer a Instituição por todos esses anos de parceria na busca por um atendimento cada vez mais digno para as crianças e adolescentes de Montes Claros e região, em tratamento oncológico“, ressaltou o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio.

Não é a primeira vez que a Fundação Sara Albuquerque contribui com melhorias hospitalares para beneficiar crianças e adolescentes que fazem tratamento oncológico na Santa Casa de Montes Claros. Em 2015 e 2016 duas importantes obras foram inauguradas: a reforma de um quarto da enfermaria para internações exclusivas de crianças com câncer e a reforma da sala de procedimentos da pediatria. Ambas contaram com o apoio do Instituto Ronald McDonald, por meio da campanha McDia Feliz e outras fontes de financiamento. 

Estrutura da Unidade de Pronto Atendimento Infantil da Santa Casa

Além do espaço destinado à quimioterapia, a Unidade de Pronto Atendimento Infantil da Santa Casa conta com espaço destinado à triagem, dois consultórios, descanso médico, urgência e emergência, sala de pequenos procedimentos, triagem e espaço destinado para procedimento de inalação e apoio. Do total de leitos, cinco deles são destinados às crianças em tratamento oncológico.

Sobre a Fundação Sara 

A Fundação Sara Albuquerque Costa foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma entidade filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu. Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a entidade foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já somam mais de 1.200 crianças e adolescentes amparados. Em 2018 a entidade foi reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, dentre mais de 2.500 inscritas na seleção. Para saber mais sobre a entidade acesse www.fundacaosara.org.br.

Sobre a Santa Casa Montes Claros

Fundamental para o desenvolvimento do cenário regional da saúde, o maior hospital do Norte de Minas possui, atualmente, 392 leitos, sendo 80% deles destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Durante a história de trabalho ao longo de 147 anos, o Hospital não mede esforços para buscar recursos e investimentos na ampliação das estruturas física e humana, com a aquisição de equipamentos modernos e capacitação tecnológica dos seus profissionais. Com capital intelectual formado por mais de 2000 colaboradores, desses, composto por mais de 400 médicos e demais profissionais, que compõem os corpos clínico, assistencial e administrativo da Instituição; a Instituição realiza mais de 100 mil procedimentos por mês.

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) atua há quase 20 anos para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil e aumentar as chances de cura da doença aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação de  profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa.

A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.

Inauguração da Nova Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Montes Claros

DATA: 20 de fevereiro (quarta-feira)

HORÁRIO: 16h

Local: Unidade de Pronto Atendimento Infantil da Santa Casa

Endereço: Praça Honorato Alves – Montes Claros/MG

 

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *