Últimas Notícias

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – As 5 maiores curiosidades de meio ambiente

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – As 5 maiores curiosidades de meio ambiente

Não é novidade para ninguém, a preocupação com o meio ambiente é uma crescente, tanto no Brasil como no mundo. Tendo como base o âmbito nacional, as maiores discussões ficam a cargo do Novo Código Florestal, mas deixando um pouco de lado esses longos e cansativos debates, vamos ver as 5 maiores curiosidades a nível global que cercam o meio ambiente?!

De forma catalogada e oficial, a primeira lei ambiental surgiu no ano de 1863, sim… nos tempos de Revolução Industrial, apelidada de “Alkali Act”, tendo sido criada pelos ingleses a fim de combater os níveis de poluição atmosférica das fábricas de vidro. É considerada, sem dúvidas, uma das maiores conquistas ambientais de todos os tempos.

Nove anos após a criação da primeira lei de meio ambiente, nascia o primeiro parque nacional de preservação, em 1872, de origem norte-americana, localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho, sendo o marco em toda a história das áreas de proteção ambiental. Sim… estamos falando do Parque Nacional de Yellowstone, tão famoso pelos seus gêiseres, fontes de águas quentes, e maravilhosamente, por sua vida animal, como ursos mansos, lobos, bisontes e alces.

Quase um século após o surgimento de Yellowstone, em meados de 1960, apareciam os primeiros grupos ambientalistas, nos quais carregavam consigo grandes defensores dos recursos hídricos, contudo, jamais tendo deixado de lado a forte luta contra as poluições atmosféricas causadas pelas indústrias, que não se limitavam mais na produção de vidro.

Doze anos após o ambientalismo vir ao mundo, em 1972, em Estocolmo, ocorria a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. E nela, finalmente, começaram a surgir as legislações e decretos, e claro, os órgãos ambientais nos quais fazem valer as leis de meio ambiente, mediante fiscalizações e processos de licenciamento. Foi então na década de 70 que o rigor quanto à proteção dos recursos naturais começou a engatinhar.

E como curiosidade mais chocante e lamentável, há uma estimativa que a cada ano que se passa, 17.000 a 25.000 espécies de seres vivos em todo o mundo são extintas, e somente na Europa, com a vinda do novo ano de 2019, cerca de 1.500 espécies de plantas deixaram de existir. Mas não para por aí, quando se fala em florestas, principalmente as tropicais, mais de 13 milhões de hectares são derrubados por ano. Se cada indivíduo parasse para refletir sobre, seria possível estimar uma devastação de 35.000 hectares por dia, 1.500 por hora e 25 por minuto. Onde vamos parar?!

Fonte: História Digital, 2019 (Organização Não Governamental).

 

Victor Aragão
Victor Aragão