Inicio » Colunistas » Victor Aragão » Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – A conservação de nascentes

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – A conservação de nascentes

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – A conservação de nascentes

A busca pela qualidade das águas tem sido uma das maiores preocupações mundiais nas primeiras décadas do século XXI. Mesmo com a quantidade exorbitante de água no planeta, a escassez deste recurso é o que tem sido o assunto principal nas diversas abordagens socioambientais.

Imagem: Rural Pecuária, 2019.
Imagem: Rural Pecuária, 2019.

 

Dentre as possíveis distribuições da água, estão os afloramentos naturais de lençóis freáticos, nos quais originam os chamados fluxos formadores de redes de drenagem. Neste contexto, esses afloramentos, conhecidos também como nascentes, para serem ideais precisam aduzir uma boa qualidade.

Esses afloramentos podem se apresentar de diferentes formas superficiais, onde, sob grosso modo, o lençol freático sempre possui um ou mais pontos de alcance, onde a água contida no subsolo brota na parte superior do solo, sendo, portanto uma das maneiras em que um curso d’água pode surgir.

Não é novidade para ninguém, as nascentes sustentam arroios, riachos, cursos d’água e os grandes rios, e desta forma necessitam de uma atenção especial, principalmente no que diz respeito às legislações. Um afloramento vulnerável é uma nascente propensa a enfrentar graves problemas de degradação.

Especialistas evidenciam que técnicas podem e devem ser utilizadas para a conservação de nascentes. Dentre elas pode-se observar o manejo da erosão dos solos, medidas que visem à redução da contaminação da área e a busca pelo controle da evapotranspiração.

Diante das diversas possibilidades de conservação do meio ambiente e em especial das nascentes, estudos que visem identificar e caracterizar esses afloramentos quanto suas origens e formações em áreas pouco pesquisadas proporcionam futuras e importantes abordagens científicas nas diversas áreas das ciências, trabalhos pela população em geral e iniciativas públicas.

 

Victor Aragão
Victor Aragão

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *