PÓS-GRADUAÇÃO PUC MINHAS em MONTES CLAROS

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google
Inicio » Colunistas » Victor Aragão » Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – A preocupação com o meio ambiente

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – A preocupação com o meio ambiente

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – A preocupação com o meio ambiente

A conservação dos solos tem sido, nos últimos anos, um dos assuntos mais discutidos em todo o planeta. As terras, de um modo acelerado, têm perdido de forma lancinante suas características naturais e caminhando para deficiências, que muitas vezes são caracterizadas como irreversíveis.

Considera-se que os solos que apresentam degradações em áreas rurais, em geral, originam-se da falta de conhecimento e estudo das práticas de manejo adequado e meios conservacionistas a respeito das atividades agropecuárias.

Muito além de se intervir nas atividades degradadoras, fica o alerta para que a consciência humana seja modificada, a fim de se evitar os problemas relativos aos solos em suas essências. As perdas de qualidade de terras estão intimamente ligadas à forma como se pensa, primeiramente, e posterior em como se age.

Frente aos problemas dos solos, a possibilidade de captação das águas das chuvas está vinculada não somente aos entraves supracitados, mas em inúmeros recursos naturais que possuem ligação, nos quais podem ser protegidos ou até mesmo ganharem a chance de mitigação, visto que é uma alternativa para o abastecimento de água nas comunidades rurais.

Uma dessas ações de conservação ligadas às águas das chuvas está no dimensionamento e implantação de barraginhas, também designadas como barragens de contenção e infiltração das águas das precipitações, prática na qual tem sido exercida fortemente no Norte de Minas a fim de se buscar uma melhora nas terras quanto à capacidade de reter e infiltrar água.

As terras brasileiras, naturalmente, possuem características condizentes com a aridez, visto que está associada aos tipos de solos e às particularidades climáticas regionais. Muito além, pesquisas têm mostrado que ações antrópicas no Brasil estão acarretando processos acelerados de degradações, e para tanto, não somente práticas conservacionistas de solos devem ser adotadas em nosso país, mas também ações de educação e conscientização ambiental.

Os ecossistemas, de forma global, estão altamente afetados e necessitam urgentemente de ações positivas. O desequilíbrio, não somente nas áreas rurais, mas fortemente vistos nas zonas urbanas tem chamado a atenção. Espera-se que neste meio tempo, movimentos e organizações se posicionem, e o mais importante, que a sociedade se interesse mais pelo meio ambiente.

 

Victor Aragão
Victor Aragão

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *