NordVPN - A melhor oferta de VPN

Vaga no Bolso

Inicio » Colunistas » Victor Aragão » Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Os Sistemas Agroflorestais como práticas conservacionistas

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Os Sistemas Agroflorestais como práticas conservacionistas

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Os Sistemas Agroflorestais como práticas conservacionistas

Não há dúvidas de que a agricultura é uma das formas de renda mais notáveis em nosso país, independentemente da classe social do indivíduo. São inúmeras as famílias que dependem dessa atividade para suas sobrevivências, que de alguma forma acabam fortalecendo a economia do país.

Sabe-se que muito além da contribuição econômica da agricultura, as diversas formas de cultivo abrangem o âmbito social, conectando pessoas e comunidades para transmissão de conhecimento, experiências e troca de favores.

O Brasil é um dos países que mais exporta alimentos no mundo, e este fato se dá, principalmente, pelo seu vasto território, possuidor de muitas importantes fronteiras de negócios. Todavia, a prática da agricultura também pode gerar graves problemas ambientais.

O exercício dos sistemas mais comuns como a monocultura, por exemplo, são capazes de levar ambientes a impactos muitas vezes catalogados como irreversíveis. Além disso, o uso excessivo de agrotóxicos e dos inseticidas com o intuito de combater pragas e doenças tem se tornado um dos maiores vilões do meio ambiente.

Práticas como as citadas levam consigo a capacidade de desencadear processos degradadores severos nos ecossistemas. O desequilíbrio ambiental é um tanto quanto perigoso e pode ser expor espécies de plantas e animais a riscos de extinção.

Tendo em vista as possibilidades de perdas de fertilidade nos solos, as contaminações hídricas e os diversos tipos de degradações advindos dos processos da agricultura, os Sistemas Agroflorestais vêm como uma das soluções.

Nesses tipos de sistemas, o solo ganha a tendência de novas ciclagens de nutrientes e matéria orgânica através das espécies introduzidas. Esses são os modelos que mais se aproximam das florestas naturais, nos quais carregam consigo a incrível chance de exploração dos solos de formas mais sustentáveis.

Apesar de esses sistemas parecerem novos ou pouco comentados, os mesmos são antigos, e consistem na conciliação da produção do cultivo agrícola com espécies arbóreas e frutíferas, visando à inserção de técnicas de manejo para tentar garantir uma maior interação entre os elementos. Se você ainda não conhece os Sistemas Agroflorestais, vale muito a pena se informar. Cada dia por um mundo mais sustentável!

 

Victor Aragão
Victor Aragão

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não ás pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *