Inicio » Colunistas » Victor Aragão » Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental

Muitas são as concepções nas quais norteiam a expressão conhecida como “responsabilidade ambiental”. Dentre os aspectos, ou também chamados de “exemplos de atitudes que visam a responsabilidade ambiental individual”, engloba o desenvolvimento dos processos da reciclagem de resíduos, o não despejo de óleos em sistemas de drenagem, as buscas pela economia de água e energia, além do consumo de produtos com certificação ambiental, e dentre outros.

Compreende-se atualmente como “responsabilidade ambiental” o grupo de ações individuais ou não, no qual se baseia na fortificação do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, tudo tem a ver com a preocupação econômica aliada aos menores impactos possíveis à natureza e ao meio ambiente, visando sempre a máxima que as legislações ambientais preconizam, a garantia de subsistência e possível utilização dos mesmos recursos às gerações futuras.

Esse termo tem crescido e ganhado força, principalmente, com o início do século XXI, onde nos dias atuais, considera-se como uma virtude, tanto para indivíduos como para empresas que almejam o sucesso profissional e pessoal. A questão ambiental, aos poucos, tem deixado de ser uma obrigação e se tornado uma parte de cada um, uma vez que os problemas ambientais têm atingido o ser humano de maneira mais impactante e veemente.

Aos poucos, o ser humano tem lidado com realidades mais verdadeiras, nuas e cruas, como por exemplo, a forte disseminação das informações, nas quais têm alertado até mesmo a sociedade mais carente de conhecimento, sobre a intrínseca condição ambiental, na qual evidencia que, seja qualquer atividade praticada, essa implicará sempre em impactos ao ambiente a que se encontra. Desta forma, “proteção dos ambientes” tem muitas vezes sido deixada de lado para dar lugar a “mitigar os ambientes”.

Concorda-se que a proteção dos dessemelhantes ambientes naturais é altamente necessária e importante, mas não há nada mais discutido nos dias de hoje como os processos que envolvem a mitigação, de se intervir em meios já degradados ou mesmo com pouca modificação humana.

Seja proteção ou mesmo a mitigação ambiental, verdade é que o meio ambiente, ou a natureza, como queiram, precisa de atenção, muito mais do que se imagina, e a responsabilidade ambiental vem como uma incentivadora para tal fato. O trabalho quanto a essa perspectiva carrega consigo ricas possibilidades, e para isso é preciso muito comprometimento, em cada dia, fazer o melhor de si, e isso se deve levar para qualquer situação da vida.

 

Victor Aragão
Victor Aragão

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *