PÓS-GRADUAÇÃO PUC MINHAS em MONTES CLAROS

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google
Inicio » Colunistas » Victor Aragão » Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Uma abordagem pelas definições ambientais

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Uma abordagem pelas definições ambientais

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Uma abordagem pelas definições ambientais

Meio ambiente, referido como ambiente por Saravanan et al. (2005), é definido como o sistema físico, vivo e biológico que envolve os organismos. Existem vários fatores que os influenciam, isto é, abióticos (não vivos), tais como luz, temperatura, água, solo e ar, etc. e outros são os vivos ou bióticos tais como animais, plantas e outros micro-organismos. Esses são os dois fatores mais importantes do meio ambiente.

Já quando se fala em Ecologia como ciência, compreende-se pelo estudo das relações entre os seres vivos e seu ambiente. Para esse campo, os elementos bióticos e abióticos são interdependentes e, às vezes, uma linha diferente desta fica difícil. Apresenta-se também como a análise de caráter científico que visa tomar consciência das inter-relações entre organismos e ecossistemas, a que estão inseridos. O vocábulo derivou de duas palavras gregas, “ikos” que significa casa e “logos”, estudo. Assim, o meio biótico, mediante seus organismos vivos, formam grupos e subgrupos para suas subsistências. Dois conceitos importantes associados à Ecologia existem, isto é, autoecologia e sinecologia.

Segundo Balasubramanian (2008, p. 1) quando se aborda sobre o ecossistema como objeto de estudo, tem-se a possibilidade do “termo a ser dividido em duas palavras, ‘eco’ significa parte do mundo e ‘sistema’ são as unidades conectadas”. Este foi cunhado pelo ecologista britânico Tansley em 1935.

É a unidade básica da Ecologia que compõe de comunidades bióticas, tendo relação mútua com seu ambiente não vivo. Assim, partes bióticas e abióticas do meio, juntas, formam um sistema. Existem diferentes tipos, isto é, pastagens, florestas, marinho, água doce, desertos e ecossistemas da Tundra. Todos esses anteriormente expressos são separados em dois grandes grupos, ou chamados também de termos genéricos, ou seja, os ecossistemas terrestres, que são baseados em terra e ambientes aquáticos, baseados na água.

 

Victor Aragão
Victor Aragão

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *