FENICS 2019 - ACI

Inicio » Colunistas » Victor Aragão » Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Ciência Sociológica e Ambiental

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Ciência Sociológica e Ambiental

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Ciência Sociológica e Ambiental

Para Émile Durkheim, quando paramos para tentar entender um evento ou acontecimento, no qual julgamos ser social, três aspectos precisam estar evidenciados, a generalidade, a exterioridade e a coercitividade, e se assim não ocorrer, o fenômeno não pode ser classificado sob tal essência.

Outra importante contribuição do francês à vida socioambiental foi a concepção da solidariedade. Afirmam Bitencourt e Bezerra (2012) que na visão crítica de Durkheim, não acontece reações afetivas e a união da sociedade se não houver a solidariedade. Para ele, essa assistência moral é primordial para a manutenção das interações, e assim, para a saudável interpretação dos diferentes ambientes e seus problemas.

Ao contrário de Durkheim, Maximillion Weber (1864-1920) acreditava no poder da conduta social, assim, a sociedade só pode mudar por meio das motivações dos indivíduos que nela habita. Para Bitencourt e Bezerra (2012), Weber via o início da Ciência Sociológica no ser humano e seus comportamentos. Elucidam as autoras (p. 29) que na ótica do economista, sociólogo e filósofo alemão, o ser “é responsável pelas decisões que toma, inclusive pela própria omissão que, de uma forma ou de outra, legitima o poder. É o que Weber denomina de ‘ação social'”.

De uma forma ou de outra, todos esses importantes sociólogos contribuíram para os inúmeros campos do conhecimento, principalmente para as Ciências Ambientais, nas quais lidam quase que a todo o momento com a esfera socioambiental. À luz desse âmbito, elucida Aragão (2018) que os problemas e eventos sociais carregam uma intrínseca conexão com o meio ambiente, como é no caso do desenvolvimento socioambiental.

 

Victor Aragão
Victor Aragão

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *