Vaga no Bolso

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Fundação Sara arrecada suplemento alimentar para ajudar na dieta de adolescentes e crianças com câncer

Montes Claros – Fundação Sara arrecada suplemento alimentar para ajudar na dieta de adolescentes e crianças com câncer

Montes Claros – Fundação Sara arrecada suplemento alimentar para ajudar na dieta de adolescentes e crianças com câncer

Montes Claros – Vinícius Soares tem cinco anos e faz tratamento contra o câncer desde os dois em Montes Claros. Ele é da zona rural de Espinosa e é assistido pela Fundação Sara Albuquerque, que é uma entidade filantrópica que apoia crianças e adolescentes com câncer desde 1998. Com os efeitos colaterais da quimioterapia, para se manter forte, o principal alimento da dieta do Vinícius é o suplemento alimentar.

Vinícius faz tratamento contra o câncer há dois anos em Montes Claros — Foto: Fundação Sara Albuquerque / ASCOM
Vinícius faz tratamento contra o câncer há dois anos em Montes Claros — Foto: Fundação Sara Albuquerque / ASCOM

No início do tratamento, ele perdeu muito peso e sua alimentação não mantinha o nível de nutrição adequado. Com três anos, ele pesava somente 13kg. Segundo a nutricionista da Fundação Sara, Roberta Cunha, quando as crianças e adolescentes em tratamento perdem peso e não estão fortes o suficiente, a resposta ao tratamento é menor e pode afetar o seu resultado final.

Ela diagnosticou o problema e indicou o uso do suplemento alimentar, que é disponibilizado pela própria entidade. “O suplemento alimentar ajudou muito. Ele estava com 13kg, hoje ele tem quase 19kg”, explica a mãe do Vinícius, Adna Soares.

Com o apetite reduzido e os enjoos frequentes, tem dias em que ele consome somente o suplemento alimentar. “Tinha dias que ele bebia o suplemento com uma bolachinha de manhã, à tarde e à noite. Nessa última semana mesmo, ele não comeu nada. Só o suplemento com a bolachinha. E como ele substitui a comida, o Vinícius ganhou peso”, conta a mãe.

Para ajudar o Vinícius e outros assistidos que precisam do suplemento alimentar, a Fundação está realizando a segunda edição da “Campanha Nutrindo Campeões” que busca arrecadar 117 latas de suplementos. Somente em 2018, foram quase mil latas doadas aos assistidos pela entidade e cada uma custa em média R$ 30.

Segundo a nutricionista da Fundação, 170 assistidos estão na fase mais intensiva do tratamento, dentre eles, 30% fazem o uso do suplemento alimentar. “O uso do suplemento é de acordo com a nutrição e com o apetite da criança. Na Fundação temos até crianças que possuem dieta enteral, ou seja, que consomem somente o suplemento por um período pré-determinado. Daí a importância de mobilizar a sociedade para uma campanha tão importante”.

A “Campanha Nutrindo Campeões” vai até dia 30 de junho. Os interessados em ajudar a entidade, podem doar o suplemento na sede da Fundação Sara Albuquerque, localizada na Rua André Luís, 415, Canelas II, ou entrar em contato pelo telefone (38) 3214 – 5500.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *