Últimas Notícias

Montes Claros – Prazo de inscrições para o Psiu Poético 2019 vai até 31 de julho

Montes Claros – Prazo de inscrições para o Psiu Poético 2019 vai até 31 de julho

Montes Claros –  A cidade de Montes Claros irá receber, em 2019, a 33ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que terá como tema “Psiu Cinema”. Os interessados em participar do maior salão de poesias do Brasil precisam apresentar suas obras na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, no Centro de Educação e Cultura Hermes de Paula, até o dia 31 de julho, ou realizar sua inscrição pelo e-mail psiupoetico@gmail.com, até a mesma data. 

"Psiu Cinema"
“Psiu Cinema”

 

Os participantes poderão inscrever de um a três poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema.  Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras: o texto deve ser enviado em pdf, docx ou doc, e a fonte do texto é livre. Deve constar abaixo da poesia o nome do autor, cidade de procedência e o nome “33° Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético”. Artistas de outras localidades podem mandar seu trabalhos pelo correio, endereçando-os ao Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, com o título “33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético – Psiu Cinema”,  Praça Dr. Chaves, 32, Centro – Montes Claros/MG, CEP: 39.400-005.

O evento é aberto para a participação de poetas, além de artistas independentes que queiram apresentar performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, músicas, danças, livros, CDs e demais manifestações culturais, mas principalmente vídeos e filmes, devido ao tema desse ano. Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do Psiu Poético edição 2019, que ocorrerá de 4 (Dia Municipal da Poesia) a 12 de outubro, tendo como bases as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), entre outros espaços públicos de Montes Claros. Durante a programação as poesias serão levadas a várias localidades da cidade. Na oportunidade, seis poetas serão homenageados pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2211-3380 e 2211-3374.

“Psiu Cinema”

O evento desse ano adotou contará com variadas experiências cinematográficas, com o objetivo de destacar a relação íntima que existe, desde há muito tempo, entre a cidade de Montes Claros e o Cinema. Vale lembrar que importantes autores do cenário cinematográfico brasileiro são oriundos da cidade, inclusive um dos maiores cineastas da história do Cinema Nacional, Carlos Alberto Prates Correia, responsável por obras como Minas-Texas, Noites do Sertão, Perdida, e seu filme mais famoso, Cabaret Mineiro. “Todo filme dele é uma declaração de amor a Montes Claros e ao Norte de Minas”, explica João Aroldo Pereira, curador do Psiu Poético e servidor público municipal. É também de Montes Claros a produtora Vânia Catani, responsável por filmes como Narradores de Javé, A Festa da Menina Morta, O Palhaço e O Filme da Minha Vida. Outro cineasta de destaque da cidade é Alberto Graça, que, inclusive, irá participar de uma sessão comentada de seu filme Beatriz – Como Te Amar Sem Me Odiar, nesta quinta-feira, 11 de julho, em Montes Claros.