FENICS 2019 - ACI

Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Escola Municipal Mariana Santos ganha sala de leitura com 1975 livros

Montes Claros – Escola Municipal Mariana Santos ganha sala de leitura com 1975 livros

Montes Claros – Escola Municipal Mariana Santos ganha sala de leitura com 1975 livros

Montes Claros – A leitura é uma atividade que deve ser estimulada ainda na infância para formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e obrigações , especialmente em tempos de estímulos poderosos, como os smartphones e videogames. Para mobilizar crianças para a literatura, a SANCOOP com o apoio do Sicoob Credicom  e da Prefeitura de Montes Claros,  inaugurou uma Sala de Leitura especial na Escola Municipal Mariana Santos, no último sábado, dia 13, a partir do 2º Projeto Educar para Cooperar.  

Montes Claros - Escola Municipal Mariana Santos ganha sala de leitura com 1975 livros
Montes Claros – Escola Municipal Mariana Santos ganha sala de leitura com 1975 livros

 

O evento teve apresentações culturais, com a peça teatral Cooperando com o Mundo; e os alunos do 4º ano A da Escola Municipal declamaram poemas;  Sarau Poético com alunos do 6º ano A e B e apresentação musical. A escritora montes-clarense, Amelina Chaves, lançou o livro “Vila do Encantado”, escrito a convite da Cooperativa. “Este livro tem como tema central, o cooperativismo.  Queremos que as crianças conscientizem seus pais e cresçam  conhecendo a importância de que cooperar é essencial para o desenvolvimento do país”, declarou o médico Tadeu Lages, presidente da SANCOOP.

Ele completa que “as crianças estão começando a vida agora e serão o nosso futuro, como gestores, professores, médicos, prefeitos e assim por diante. A SANCOOP quer  transmitir o mais saudável dos vícios, que é a leitura, por  isso que nós investimos nessa ação social”.

Autoridades como o Prefeito de Montes Claros, Humberto Souto e a Secretária de Educação apoiaram a iniciativa. Rejane Veloso citou um trecho do versinho de uma aluna: “O livro tem asas, então se eu leio, eu posso ir a lugares que não poderia ir”. Ela destacou que  a turma, que está agora no 7º ano, teve o maior IDEP entre as turmas de 1º a 5º ano das escolas municipais de Montes Claros, em 2017. “A meta era 6.2, a E.M. Mariana Santos teve 7. Este foi o maior presente que poderiam ganhar, uma Sala de Leitura toda equipada”.

A maior educação é o exemplo

“Uma das coisas mais importantes da vida e muito importante na criação da criança é a educação. Ainda o exemplo na família, sendo bons pais, e da mesma forma os administradores sendo bons gestores”. Esta foi parte da fala do Prefeito Municipal, Humberto Souto. Bastante satisfeito com a ação da SANCOOP, ele fez questão de frisar que receber uma Sala de Leitura como presente é maravilhoso. “Acompanhada de amor, dedicação, carinho, para somar e ajudar a cidade a crescer, com ética e coragem. Todos nós temos uma grande responsabilidade de resgatar, não só a escola, não só as avenidas, os parques, a saúde publica, mas temos o dever de resgatar a dignidade da população”.

A diretora da Escola M. Mariana Santos, Rosemeire Peixoto, deseja que “essa semente de conhecimentos plantada pela SANCOOP alcance lugares nunca imaginados, pois sabemos o quanto a educação pode transformar a vida uma sociedade”.

Dentro da política da SANCOOP um dos princípios é a aplicação do social. Em 2018, a Cooperativa promoveu um concurso literário em outra escola pública, premiando com computadores e kit escolar. Este ano, a escolha foi doar uma Sala de Leitura, com a doação de 1975 livros, e ainda homenagear uma cooperada, médica da Santa Casa, a Dra Maria Inez Bicalho Tanure – leitora assídua e profissional com mais de 30 anos de serviços prestados à comunidade.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *