SMART FIT - MONTES CLAROS

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Mirabela entra de vez na rota do turismo nacional

Norte de Minas – Mirabela entra de vez na rota do turismo nacional

Norte de Minas – Mirabela entra de vez na rota do turismo nacional

Norte de Minas – No dia 17 desse mês Mirabela abrirá seu Parque Turístico para visitação de alunos de colégios de Montes Claros. Articulado pelo presidente do Conselho do Turismo (COMTUR) da cidade, Adriano Biscoito, e pelos demais membros, o local já é um grande ponto de busca turística por januarenses e visitantes, até mesmo de outros estados, passa agora a incentivar a valorização ao meio ambiente já na formação escolar. Distante cerca de 70 km de Montes Claros, possui um grande acervo de cavernas, rios e cachoeiras o parque está inserido no Circuito Turístico Velho Chico.

Norte de Minas - Mirabela entra de vez na rota do turismo nacional
Norte de Minas – Mirabela entra de vez na rota do turismo nacional

 

Segundo Adriano Biscoito, graças ao empenho dos membros do conselho, da população e da prefeitura, Mirabela foi o primeiro município do norte de Minas a receber o “Selo + Turismo” do Programa Prodetur do Ministério do Turismo. E com a expectativa do recebimento do ICMS turístico, que deverá ser repassado para cidade a partir de janeiro do ano que vem, diversas melhorias estão sendo programadas no local, como implantação de estrutura e do acesso para ampliação da visitação turística assistida com presenças de guias capacitados.

O Parque Turístico é composto pelo Canyon da Usina Velha, antiga usina de energia elétrica da cidade, foi apelidado pelos espeleólogos de Mini Peruaçú, ou Peruaçuzinho, devido sua semelhança com o Vale do Peruaçú em Januária. Suas feições geomorfológicas que apresentam arcos, cavernas, Canyons e vegetação exuberante, entrecortadas por um rio e entre suas cavernas encontra-se a Taiá do Vaqueiro, Prainha e as Caverna Padre Cícero, e sua extensão pode chegar a cerca de 200 metros de distância a partir da sua entrada.

Outro ponto que tem sido utilizado por moradores e visitantes são os paredões destinados à prática do rapel, com presença dos guias locais, próximo ao Rio Brejinho, além da grande queda d’água  que forma uma bela cachoeira, há vários paredões, um maior que o outro, ideal para a prática de rapel, uma prática que há vem sendo explorada há cerca de 6 ou 7 anos, impulsionado sobretudo pelo grupo Sertão Extremo de Mirabela, que teve grande participação na conquista do selo de turismo, como também o secretário de desenvolvimento Adalto Nilo.

Por Ricardo Soares

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *