SMART FIT - MONTES CLAROS

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Colunistas » Victor Aragão » Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – No que se baseia a sua percepção de meio ambiente?

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – No que se baseia a sua percepção de meio ambiente?

PUBLICIDADE

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – No que se baseia a sua percepção de meio ambiente?

O ato de perceber o meio ambiente que um indivíduo carrega, tende a se curvar ao ponto a que está a sua percepção de mundo, isto é fato. E independentemente das experiências ambientais que carregamos, sabemos que o resultado final da percepção sempre será o mesmo, a criação da consciência sobre alguma coisa. Perceber é uma particularidade de todos que estão aqui, no meio biótico do Universo, que de alguma forma se beneficiam da maravilhosa capacidade de adquirir e transmitir o conhecimento.

Krzysczak (2016) traz em seus estudos que a percepção ambiental está diretamente ligada à consciência que criamos sob os recursos naturais, ecossistemas e todo o meio em que podemos estar inseridos, ou não.  Sim… o autor ressalta que mesmo não estando no ambiente, é possível criar uma consciência sobre o mesmo. Essencialmente, seria o mesmo que dizer que a percepção ambiental é a tomada de um ou muitos fenômenos próprios da existência do ambiente, a forma como nele os processos acontecem e como os elementos se interagem.

Neste contexto, Krzysczak (2016) argumenta que criar uma percepção ambiental envolve aprender (p. 8) “a proteger e cuidar do mesmo”, sendo o ato de perceber o meio ambiente (p. 8) “um processo pessoal”, no qual o sujeito ativo sempre será integrante de um conjunto de indivíduos com (p. 8) “comportamentos e características semelhantes”, uma vez que, diante de sua vontade ou não, será influenciado pelas coisas e pessoas.

Na visão de Ianni (1999), na mais simplista ótica da percepção ambiental, valores, identidades, interpretações e conhecimentos do ser fazem parte do processo, porém, sob uma análise mais generalista, traz meio ambiente como o local a que se está inserido, e diante disto, a percepção é a representação do indivíduo sobre este mesmo lugar.

Caminhando por estas direções, a percepção de meio ambiente pode ser melhor definida como a tomada de consciência do conjunto de condições, fenômenos e influências de ordem natural que envolvem um ser ou grupo de seres vivos, influenciando-se a si mesmos. E em meio a esse conjunto de condições estão também os elementos abióticos.

Com base em outras concepções de meio ambiente, mais resumidas e na área da Ecologia, podemos também dizer que perceber o meio ambiente é compreender e criar o conhecimento sobre como os componentes ecológicos, ou unidades ecológicas, agem sobre os diferentes meios, nos quais atuam como um sistema natural, ainda assim sofrendo severas ações antrópicas.

 

Victor Aragão

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *