Vaga no Bolso

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Minas Gerais » MG – Laranjas e intimidação são estratégias para aquisição de terras por empreendimento minerário, aponta estudo

MG – Laranjas e intimidação são estratégias para aquisição de terras por empreendimento minerário, aponta estudo

MG – Laranjas e intimidação são estratégias para aquisição de terras por empreendimento minerário, aponta estudo

MG – As populações residentes nos municípios onde são instalados grandes projetos minerários sofrem transformações nas suas vidas que resultam na intensificação de conflitos e na violação de direitos. Pesquisa desenvolvida no Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território avaliou as estratégias de um grande empreendimento em Minas Gerais para a aquisição de terras e os seus efeitos sobre os atingidos. Os resultados demonstram desde a pressão e a intimidação sobre a população local até a utilização de empresas laranjas para redução do preço de aquisição das terras. O caso analisado foi do projeto Minas-Rio, da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro.

MG - Laranjas e intimidação são estratégias para aquisição de terras por empreendimento minerário, aponta estudo
MG – Laranjas e intimidação são estratégias para aquisição de terras por empreendimento minerário, aponta estudo

 

A pesquisa foi desenvolvida por Yasmin Antonietti, como dissertação defendida em julho deste ano no Mestrado que é realizado em associação entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O tema foi pauta para a edição desta semana do programa “Veredas da Ciência: Pesquisas e projetos do Norte de Minas”, produzido pela Rádio UFMG Educativa de Montes Claros.

 Ouça a entrevista completa com a pesquisadora.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *