Últimas Notícias

Montes Claros – Congresso é oportunidade de profissionais se especializarem e de estudantes conhecerem área da urgência e emergência

Montes Claros – Congresso é oportunidade de profissionais se especializarem e de estudantes conhecerem área da urgência e emergência

Montes Claros – Depois do grande sucesso da primeira edição do Congresso Norte Mineiro de Urgência e Emergência, o SAMU Macro Norte anuncia a segunda edição do evento que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro de 2019, com o tema “Experiências que Salvam Vidas”.

Montes Claros - Congresso é oportunidade de profissionais se especializarem e de estudantes conhecerem área da urgência e emergência
Montes Claros – Congresso é oportunidade de profissionais se especializarem e de estudantes conhecerem área da urgência e emergência

 

A iniciativa reunirá médicos, enfermeiros, condutores socorristas, estudantes e interessados em se especializar em urgência e emergência. O evento conta em sua programação com a palestra do jornalista e repórter com mais de três décadas de atuação em programas de televisão, além de escritor, Caco Barcellos.

O jornalista, abrirá a programação, no dia 8 de novembro, com a palestra motivacional “Superando Desafios: o Verdadeiro Valor da Vida”, em que abordará os desafios e dificuldades que encontrou durante seus 30 anos de experiência profissional, na liderança de redações, na cobertura jornalística e como taxista, atividade que o motivou, enquanto estudante de engenharia, a se encontrar no jornalismo.

No segundo dia, o Congresso contará com uma intensa programação científica em que os participantes terão a oportunidade de discutir temas específicos da área. O evento receberá expoentes do serviço de atendimento pré-hospitalar, como o médico Antônio Onimaru que foi um dos primeiros profissionais a cursar Residência Médica em Urgência e Emergência. Onimaru tem experiência de mais de 20 anos na área e, atualmente, é Coordenador-geral do SAMU em Embu das Artes/SP e médico do Grupo de Atendimento e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU).

Para a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é a entidade que realiza a gestão do SAMU Macro Norte, Kely Cristina de Moura Lacerda, o congresso é uma oportunidade para os profissionais da área se especializarem e para os estudantes da área da saúde conhecerem um pouco mais da seara da urgência e emergência para saber se é isso que realmente desejam para sua vida profissional.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site do Cisrun (www.cisrun.saude.mg.gov.br) até o dia 04 de novembro.

 

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista Santos, que está em seu segundo mandato a frente da instituição, lembra que sua contribuição como presidente do Cisrun/SAMU tem lhe acrescentado muito como administrador (para quem não sabe ele também é o atual prefeito do município de Porteirinha) e como pessoa. “À frente da instituição, aprimorei minha capacidade de fazer mais com menos sem deixar de lado a sensibilidade, uma vez que lidamos com vidas e a eficiência no atendimento pode fazer toda a diferença às vítimas”, conclui.