Semana Global do Empreendedorismo - CLIQUE AQUI

Últimas Notícias
Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Mais Seções » Tecnologia » Compras online entre pessoas físicas geram 40 mil reclamações sobre golpes

Compras online entre pessoas físicas geram 40 mil reclamações sobre golpes

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Compras online entre pessoas físicas geram 40 mil reclamações sobre golpes

É bem possível que você, consumidor, já tenha comprado ou vendido algum produto pela internet para outra pessoa física. Vendeu ou comprou um vídeo game, um celular, roupas e até automóvel por meio de sites de classificados online. Acontece é que muita gente tem reclamado ser vítima de golpe na hora de concretizar a operação.

Compras online entre pessoas físicas geram 40 mil reclamações sobre golpes
Compras online entre pessoas físicas geram 40 mil reclamações sobre golpes

 

Um consumidor de São Paulo fez uma reclamação no Reclame AQUI em agosto deste ano para dizer que desistiu de vender seu produto por conta do assédio que recebeu de possíveis golpistas. “Efetuei a inclusão de um anúncio de um videogame na data de ontem (25 de agosto). E fiquei abismado com a quantidade de proposta efetuada por (editado pelo Reclame AQUI) no site. Resolvi da venda e abandonar o site”, conta.

De janeiro a setembro, o Reclame AQUI registrou 40.704 reclamações sobre suspeitas de fraldes e golpes de usuários de sites como Mercado Livre, OLX e Enjoei. Nos índices de atendimento dos últimos seis meses (o mais recente) no Reclame AQUI, apenas a OLX conseguiu bons resultados. Com 86% de reclamações resolvidas, a empresa é considerada “Ótima” de acordo com seus próprios usuários. Já Mercado Livre e Enjoei possuem reputação “Não recomendada” e ambas não resolveram nenhuma queixa no período analisado.

Os números do Reclame AQUI foram base para uma reportagem da rádio CBN de São Paulo. Em nota à emissora, o Mercado Livre informou que é imprescindível que todas as transações e pagamentos sejam feitos na plataforma. Nesse caso o dinheiro pode ser devolvido se a compra ou a venda não sair como esperado.

Já a OLX informou, também à CBN, que sua atividade é apenas disponibilizar espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples. A empresa investe em tecnologia e orientações aos consumidores e se coloca a disposição das autoridades mesmo quando os golpes não ocorrem dentro da plataforma. A OLX recomenda ainda que todas as tratativas sejam feitas via chat e que os pagamentos sejam confirmados antes da entrega dos produtos.

No próprio site da OLX, existem importantes dicas para compradores e vendedores fazerem bom uso da ferramenta. As dicas podem ser utilizadas para compras de qualquer outra plataforma. Confira!

Vai comprar?

1 Não deposite antecipadamente

Antes de tudo, sempre evite depositar valores antes de verificar a existência do conteúdo anunciado.

2 Atenção a ofertas milagrosas

Antes de iniciar uma negociação, pesquise a média de preço daquilo que deseja. Fique atento aos anúncios com preços muito baixos.

3 Denuncie em caso de suspeita

Havendo suspeita, você pode fazer uma denúncia clicando em “Denunciar” na página do anúncio ou pelo chat.

4 Saiba com quem está negociando

Antes de encontrar a outra pessoa, pergunte o nome completo, lugar onde mora ou trabalha e faça pesquisas na Internet.

5 Locais públicos e movimentados

Prefira fechar negócio em um lugar público que ofereça um ambiente seguro, e avise outras pessoas. Se possível, vá acompanhado.

6 Falsos representantes 

Nunca efetue entrega de produtos, faça pagamentos ou envie códigos de confirmação de suas contas pessoais para alguém que se diz representante oficiais dos sites.

Dicas para quem quer vender

1 Saiba com quem está negociando

Antes de encontrar a outra pessoa, pergunte o nome completo, lugar onde mora ou trabalha e faça pesquisas na Internet.

2 Atenção aos falsos comprovantes

Cuidado com e-mails com falsos comprovantes de pagamento de sites terceiros.

3 Atenção às formas de pagamento

Em casos de transferência bancária e depósito em caixa eletrônico, aguarde o tempo necessário para o valor ser verificado em sua conta.

4 Locais públicos e movimentados

Prefira fechar negócio em um lugar público, como shoppings e metros, que ofereça um ambiente seguro. Se possível, vá acompanhado.

5 Atenção aos golpes internacionais

Atenção aos compradores que alegam estar fora do país e solicitam o envio do produto para a localidade em questão.

6 Falsos representantes 

Nunca efetue entrega de produtos, faça pagamentos ou envie códigos de confirmação de suas contas pessoais para alguém que se diz representante do site, seja OLX, Mercado Livre, Enjoei, etc.

Fonte: Reclame AQUI

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *