Matrículas Aberta - Escola Adventista

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Mais Seções » Livros e Literatura » Vídeo e livro ajudam adultos a falar sobre racismo com crianças

Vídeo e livro ajudam adultos a falar sobre racismo com crianças

Vídeo e livro ajudam adultos a falar sobre racismo com crianças

Celebrado nesta quarta-feira (20), o Dia da Consciência Negra é importante para levantar na sociedade brasileira debates fundamentais para trilhar caminhos em nome de uma igualdade racial. Uma questão importante é como conversar sobre racismo com as crianças.

Vídeo e livro ajudam adultos a falar sobre racismo com crianças
Vídeo e livro ajudam adultos a falar sobre racismo com crianças

 

Elisama Santos, que tem um canal sobre educação não violenta, explica que não há fórmula pronta para lidar sobre o assunto com os filhos. Falar das origens históricas do preconceito e mostrar a importância da luta contra o racismo são caminhos possíveis. Mas antes mesmo de abordar a temática com as crianças, é importante que os próprios adultos enxerguem as muitas maneiras com que o racismo se manifesta socialmente.

Confira o vídeo em que ela trata do assunto:

Outra opção é apresentar para as crianças a leitura do livro infantil “MaríLia – a menina que não sabia que era preta” (Editora Soul), da escritora Chris Donizete. A obra que narra a história de uma garota negra de 7 anos que se depara com situações reveladoras do racismo institucional.

Por meio de um texto em rimas, a obra coloca em pauta os “pré-conceitos” que compõem nossa sociedade acerca do que é certo e do que é errado, do bonito e do feio, das diferenças culturais e raciais, além de destacar a importância da família na modificação deste cenário. O livro tem 44 páginas e preço médio de R$ 39,90.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *