Matrículas Aberta - Escola Adventista

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Montes Claros » Montes Claros – ACI comemora 70 anos de fundação,com homenagem a ex-presidentes

Montes Claros – ACI comemora 70 anos de fundação,com homenagem a ex-presidentes

Montes Claros – ACI comemora 70 anos de fundação,com homenagem a ex-presidentes

Montes Claros – Na última sexta-feira, dia 06 de dezembro, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros, realizou evento em comemoração pelos 70 anos de fundação. O encontro entre diretoria e imprensa aconteceu no Buffet Duca e Nazaré e teve homenagens para os ex-presidentes que ainda fazem parte do Conselho Superior da ACI.

ACI realiza evento com homenagens e resgate de sua história
ACI realiza evento com homenagens e resgate de sua história

 

“A ACI nasceu do idealismo de empresários seguidores do espírito de cooperação, de união e, principalmente, de solidariedade. A criação da atual entidade foi inicialmente discutida em reuniões do Rotary, em 1949”, lembrou Dr Newton Figueiredo, presidente da 20ª diretoria. O evento teve a participação de jornalistas, colunistas, economistas, autoridades e de parceiros da Fenics.

A história da entidade tem sido escrita por pessoas com ideais associativistas, voltadas para questões políticas e administrativas da cidade, a fim de promover o desenvolvimento socioeconômico em Montes Claros e Norte de Minas. Desta forma, os ex-presidentes que fazem parte do Conselho Superior receberam uma Medalha, em reconhecimento aos serviços prestados a ACI: Jayme Crusoé Meira, Fernando Deusdará, David Guimarães, Alexandre Pires Ramos, Jamil Curi, Geraldo Drumond, Adauto Marques Batista, Edilson Carlos Torquato e Newton Figueiredo.

Ainda, a diretoria da ACI homenageou o vice-presidente Leonardo Vasconcelos, pela medalha Mérito Empresarial/Empresário do Ano 2019, conferida pela FEDERAMINAS. “A escolha da diretoria e associados reflete seu trabalho em prol do desenvolvimento de Montes Claros e região”, foram os dizeres na placa de homenagem.

As empresas Pavisan e Feira das Louças também foram homenageadas, pois nesses  70 anos de existência, a história da ACI se confunde com a própria história delas. E, pelos 15 anos de fundação, a entidade homenageou a cooperativa de crédito Sicoob Credinosso.

Em reconhecimento ao importante papel da imprensa para o crescimento regional, a ACI prestou homenagem ao Jornal de Notícias, cuja data jubilar está em 30 anos de serviços à população. O jornalista Hélio Machado e sua sócia-diretora, Stela Freitas, receberam uma placa

Nova sede

Na década de 50, quando a ACI iniciou as atividades sob a batuta de Plínio Ribeiro dos Santos, as reuniões eram realizadas numa sala no antigo Hotel São Luiz. Em 1955, foi construída a sede própria, na Rua Carlos Gomes, na gestão de Antônio Loureiro Ramos, cuja solenidade contou com a presença do então governador, Clóvis Salgado.  Desde então, há quase 70 anos, a ACI funciona neste mesmo prédio, no centro da cidade.

A partir daquela época, a ACI passou a oferecer um local para palestras, reuniões e debates de interesse da sociedade. Em 1976, o então presidente Dr João Bosco reestruturou as instalações, com novos departamentos e nova fachada, mantida até os dias atuais. Todos os esforços foram em conjunto com os associados, que preocupados com a preparação de mão de obra qualificada para o progresso que aqui se instalava, participavam de cursos e seminários.

Em 2015, os arquitetos Marlú Guimarães e Aliomar Veloso Assis, criaram o primeiro projeto arquitetônico para a sede tão almejada. Contudo, a entidade ainda não estava preparada para tão importante missão, devido à falta de recursos financeiros.  Em novembro de 2017, um novo projeto arquitetônico assinado por Dennison Rocha, arquiteto e diretor da ACI, foi apresentado, como doação à entidade. Este ano, ainda com novas adequações, foi aprovado pela Secretaria de Planejamento. Segundo Dennison, “o projeto atual contempla três andares, com sala para cursos, auditório e espaço para os serviços administrativos”.

O presidente da ACI, Dr Newton Figueiredo, lançou a pedra fundamental das novas instalações, no bairro Ibituruna, no dia 25 de março, e apresentou o projeto durante o evento com a imprensa. “Há alguns anos, a diretoria pleiteia nova sede, com instalações modernas, mais adequadas aos anseios de toda a comunidade que interage com a ACI. Vamos construir esse sonho com muito mais de duas mãos. A entidade obtém sucesso através de ideias, parcerias e da dedicação de sua equipe e de toda a diretoria”.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *