Matrículas Aberta - Escola Adventista

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Colunistas » Victor Aragão » Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Serviços de mapas e imagens de satélite cada vez mais facilitados

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Serviços de mapas e imagens de satélite cada vez mais facilitados

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Serviços de mapas e imagens de satélite cada vez mais facilitados

Não há como negar, as tecnologias, em geral, têm evoluído de maneira veemente, e um dos benefícios que a sociedade tem garantido é o acesso cada vez mais facilitado e gratuito sobre mapeamentos e imagens de satélite. Desde pesquisadores a indivíduos que não trabalham com o geoprocessamento estão utilizando esses serviços e concordando que, a evolução das plataformas está superando as expectativas.

Desde a construção de linhas do tempo – que analisam períodos de anos – a monitoramentos de recursos naturais, os sistemas de imagens de satélite tem cada vez mais favorecido, a qualquer um de nós, estar por dentro, e em alguns casos em tempo real, das condições circunstanciais de um determinado ambiente ou mesmo um lugar em específico. Não obstante, ao passo que benefícios têm emergido, o direito à privacidade tem sido, com demasiado vigor, violado.

No caso, por exemplo, das ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica, as plataformas GIS, principalmente desde o ano de 2010 tem ganhado força e incorporado novas técnicas, permitindo os diversos pesquisadores pelo Brasil, pelos inúmeros campos das ciências, em desenvolverem trabalhos com maior precisão e confiabilidade, agregando assim mais valor aos resultados produzidos.

O chamado GIS possibilita a visualização, indagação e compreensão de dados de um certo ambiente, visando, mormente, a interpretação dos tão conhecidos “padrões e tendências”. Hoje, o GIS é compreendido como muito além de um software. Com ele é possível realizar análises dos diferentes espaços, além de criar e modificar bancos de dados e programar a exposição dessas informações, por exemplo, num mapa.

Dessemelhantes são os meios que atualmente existem para a criação de mapeamentos e monitoramentos por satélites, cada um com suas particularidades, limitações e adaptações. E se beneficiam desses, todos aqueles que, de alguma forma, buscam a todo momento aprimorar suas habilidades e elevar seus conhecimentos.

 

Victor Aragão
Victor Aragão

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *