Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Montes Claros – Unimontes anuncia quase 1 mil bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Montes Claros – Unimontes anuncia quase 1 mil bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Montes Claros – A Universidade Estadual de Montes Claros tem motivos de sobra para comemorar a ampliação da sua Política de Formação de Professores. Isso porque conquistou 960 bolsas de iniciação à docência e de Residência Pedagógica para alunos de cursos de licenciatura. A novidade foi publicada no Diário Oficial da União e divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na sexta-feira (22). Concorreram 564 propostas de 302 instituições de ensino superior do país para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP).

Montes Claros - Unimontes anuncia quase 1 mil bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica
Montes Claros – Unimontes anuncia quase 1 mil bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Ao todo, foram selecionadas 250 instituições de ensino superior (IES) para a distribuição das cotas de bolsas previstas em cada um dos editais Capes. Um dos motivos para a comemoração é a posição da Unimontes no ranking de pontuação.

No programa Residência Pedagógica, por exemplo, na região sudeste, a Unimontes ocupa a 12ª posição em Minas Gerais em pontuação, conforme os quesitos Avaliação de Indicadores e Análise de Mérito, e 94ª posição no ranking nacional. As bolsas estão distribuídas por cotas.

Nas cotas do Programa de Residência Pedagógica (RP), Edital nº 01/2020, para a região Sudeste, a Unimontes foi contemplada com 600 cotas, 288 para as áreas prioritárias e 312 para as áreas gerais. A concessão inclui a Universidade no topo do ranking, em 1° lugar no Estado em número de cotas concedidas.

Outra conquista é percebida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Edital Nº 2/2020. No resultado final divulgado pela Capes, entre as 250 IES contempladas, a Unimontes ocupa a 23ª posição em pontuação em Minas Gerais, com a avaliação de Indicadores e Análise de Mérito, e está na 179ª posição no ranking nacional. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, do total de 360 cotas, a Universidade distribuirá 216 cotas para áreas prioritárias e 144 para áreas gerais. Em minas, a Unimonte está no 1° lugar em cotas concedidas.

“O total de 960 bolsas é para os dois dos programas, os quais integram. Tanto o Pibid quanto o RP estão relacionados com atividades práticas de nossos cursos de licenciatura. Temos que comemorar, já que muitas IES não conseguiram cotas de bolsas nos dois programas. A Unimontes foi contemplada com um número significativo de cotas de bolsas em relação ao ranking nacional, regional e estadual”, destaca a professora e Assessora de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino, Ester Liberato Pereira.

O Pibid e o Residência Pedagógica são destinados a alunos de licenciatura. O primeiro oferece aos bolsistas que estão na primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O segundo induz o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade do seu curso.

Importante destacar que as inscrições estão abertas, para os acadêmicos interessados, até o dia 1º de junho, conforme edital publicado na seção de editais do Portal Unimontes. Vale lembrar que os projetos aprovados terão vigência pelo período de 18 meses.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.