Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Montes Claros – Unimontes anuncia quase 1 mil bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Montes Claros – Unimontes anuncia quase 1 mil bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Montes Claros – A Universidade Estadual de Montes Claros tem motivos de sobra para comemorar a ampliação da sua Política de Formação de Professores. Isso porque conquistou 960 bolsas de iniciação à docência e de Residência Pedagógica para alunos de cursos de licenciatura. A novidade foi publicada no Diário Oficial da União e divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na sexta-feira (22). Concorreram 564 propostas de 302 instituições de ensino superior do país para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP).

Montes Claros - Unimontes anuncia quase 1 mil bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica
Montes Claros – Unimontes anuncia quase 1 mil bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Ao todo, foram selecionadas 250 instituições de ensino superior (IES) para a distribuição das cotas de bolsas previstas em cada um dos editais Capes. Um dos motivos para a comemoração é a posição da Unimontes no ranking de pontuação.

No programa Residência Pedagógica, por exemplo, na região sudeste, a Unimontes ocupa a 12ª posição em Minas Gerais em pontuação, conforme os quesitos Avaliação de Indicadores e Análise de Mérito, e 94ª posição no ranking nacional. As bolsas estão distribuídas por cotas.

Nas cotas do Programa de Residência Pedagógica (RP), Edital nº 01/2020, para a região Sudeste, a Unimontes foi contemplada com 600 cotas, 288 para as áreas prioritárias e 312 para as áreas gerais. A concessão inclui a Universidade no topo do ranking, em 1° lugar no Estado em número de cotas concedidas.

Outra conquista é percebida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Edital Nº 2/2020. No resultado final divulgado pela Capes, entre as 250 IES contempladas, a Unimontes ocupa a 23ª posição em pontuação em Minas Gerais, com a avaliação de Indicadores e Análise de Mérito, e está na 179ª posição no ranking nacional. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, do total de 360 cotas, a Universidade distribuirá 216 cotas para áreas prioritárias e 144 para áreas gerais. Em minas, a Unimonte está no 1° lugar em cotas concedidas.

“O total de 960 bolsas é para os dois dos programas, os quais integram. Tanto o Pibid quanto o RP estão relacionados com atividades práticas de nossos cursos de licenciatura. Temos que comemorar, já que muitas IES não conseguiram cotas de bolsas nos dois programas. A Unimontes foi contemplada com um número significativo de cotas de bolsas em relação ao ranking nacional, regional e estadual”, destaca a professora e Assessora de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino, Ester Liberato Pereira.

O Pibid e o Residência Pedagógica são destinados a alunos de licenciatura. O primeiro oferece aos bolsistas que estão na primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O segundo induz o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade do seu curso.

Importante destacar que as inscrições estão abertas, para os acadêmicos interessados, até o dia 1º de junho, conforme edital publicado na seção de editais do Portal Unimontes. Vale lembrar que os projetos aprovados terão vigência pelo período de 18 meses.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *