Últimas Notícias

Aprenda a combater a anemia através da alimentação

Aprenda a combater a anemia através da alimentação

Espinafre e beterraba são grandes aliados contra anemia / Autor: Paramjeet / Fonte: Pixabay
Espinafre e beterraba são grandes aliados contra anemia / Autor: Paramjeet / Fonte: Pixabay

 

A anemia atinge cerca de 30% da população mundial. Entre os diversos tipos, o mais comum é causado pela deficiência de ferro no organismo. Esse nutriente é responsável pela produção da hemoglobina, pigmento dos glóbulos vermelhos que transportam oxigênio dos pulmões para as células do corpo.

Os sintomas mais comuns são tontura, fadiga, palidez e falta de apetite. Embora seja bastante comum fazer uso de suplementação de ferro nesses casos, é possível melhorar esse problema através dos alimentos. Para isso, é importante seguir uma dieta rica em vitamina B12, vitamina A, vitamina C, ácido fólico e ferro.

São diversos alimentos que podem fazer parte de um cardápio rico e variado, com alimentos de diferentes grupos alimentares.

Carne vermelha e fígado: A carne é rica em ferro e vitamina B12, uma grande aliada no combate a anemia. Porém, ela não deve ser consumida todos os dias, já que o excesso pode elevar o nível de colesterol. O consumo deve variar entre duas ou três vezes por semana e 100 gramas por refeição são suficientes. Já o fígado, também rico em ferro, deve ser consumido apenas uma vez por semana.

Feijão e grão-de-bico: Todo tipo de feijão e também o grão-de-bico são leguminosas ricas em ferro. Basta 100 gramas do alimento diariamente. Esses grãos ainda possuem ácido fólico e vitamina C. Excelentes fontes de nutrientes para os vegetarianos.

Folhas escuras: Além de serem excelentes fontes de cálcio, vegetais escuros como espinafre, rúcula e couve também atuam no combate contra a anemia por serem ricos em ferro. Essas são opções que devem ser ingeridas com frequências especialmente pelos vegetarianos.

Beterraba: Embora a beterraba não seja muito rica em ferro, o ácido fólico e a vitamina B12 atuam juntos na produção de glóbulos vermelhos. Ela pode ser cozida, mas dê preferência por consumir a raiz crua, como ralada na salada.

Frutas cítricas: Frutas como laranja, kiwi, morango e limão são ricas em vitamina C. Esse é um importante nutriente na dieta de um anêmico, já que potencializa a absorção do ferro. Você pode apostar na ingestão dessas frutas como sobremesa, logo após o almoço.

Abóbora e cenoura: Ricos em vitamina A, a cenoura e a abóbora devem fazer parte da dieta. A deficiência dessa vitamina atrapalha o transporte do ferro para o sangue. Ela atua em conjunto com os demais nutrientes. Alimentos de cor alaranjada geralmente possuem boas doses de vitamina A.

Os alimentos são fundamentais para melhorar a ingestão dos nutrientes essenciais, porém, não devem substituir suplementos prescritos pelos médicos. Assim como certos alimentos auxiliam como tratamento e prevenção, outros podem atrapalhar. Os laticínios, por exemplo, não devem ser consumidos durante e após as refeições. É importante fazer acompanhamento com profissionais especializados, como médico e nutricionista.