Últimas Notícias

Estudo aponta que a decoração certa pode aumentar a produtividade

Estudo aponta que a decoração certa pode aumentar a produtividade

Estudo aponta que a decoração certa pode aumentar a produtividade
Fonte: Unsplashs

Em tempos de pandemia e isolamento social, o número de brasileiros em trabalho remoto cresceu muito. Esta modalidade oferece muitos benefícios, como o melhor aproveitamento do tempo, sem precisar passar horas no trânsito, economia com transporte e alimentação, além da facilidade em administrar vida profissional e pessoal. Mas o home office também pode ser desafiador. 

Manter o foco e a produtividade em um ambiente que antes era dedicado ao lazer pode ser confuso. Entretanto, uma pesquisa encomendada pela empresa de impressão fotográfica CanvasPop aponta que a decoração pode te ajudar a transformar, não só o ambiente, mas também a sua produtividade.

Uma enquete realizada com profissionais no LinkedIn aponta que 77% das pessoas se sentem mais felizes em ambientes com obras de arte; 74% mais inspiradas; 73% mais criativas; 37% mais relaxadas; e 27% mais produtivas. O estudo também descobriu que 99% dos profissionais norte-americanos preferem ter arte em seu espaço de trabalho.

Em contrapartida, apenas 58% das pessoas realmente trabalham em locais com algumas obras espalhadas pelas paredes. O que, em outras palavras, significa que 42% dos funcionários não estão em ambientes que estimulam sua produtividade.

Se você faz parte desta porcentagem que ainda não encontrou um ambiente que te proporcione foco, inspiração e criatividade, saiba que com pouco dinheiro é possível transformar o seu home office. Juliana Perin, designer de interiores, esclarece em sua coluna no SweetestHome que é preciso identificar as cores que te acalmam, incluí-las na decoração e reinventar materiais que você já tem em casa. “A decoração não precisa ser apenas quadros e porta-retratos, pode ser algo útil para a rotina de trabalho, como luminária, painel de recados e porta canetas”, aconselha.

A especialista acredita que plantas e flores também podem ser utilizadas no ambiente, pois além de decorar, deixam o espaço mais aconchegante. O verde, tem o poder de inspirar a inovação, reduzir o estresse e o desgaste visual. Obras de arte, de acordo com a pesquisa, são ainda mais assertivas na hora de melhorar a produtividade, por isso, se possível, inclua algumas em seu ambiente.

Na hora de escolher as cores, saiba que elas também têm o poder de cooperar com o seu dia de trabalho. O azul, por exemplo, é uma ótima cor para a produtividade em geral, pois é um tom calmo e estável. Uma boa opção é pintar todo o escritório de azul e usar outras cores em detalhes. Mas, se preferir pode optar por uma cor neutra e aplicar o amarelo na decoração. O amarelo remete ao otimismo e pode estimular a criatividade.

Então, escolha um lugar luminoso e mais silencioso da sua casa, tenha uma cadeira e mesa confortáveis, e finalmente, dedique um tempo a decoração. Coloque essas sugestões em prática e principalmente: inclua objetos que te fazem feliz e que te remetam conforto.