Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Montes Claros – Inscrições para 25 mil bolsas gratuitas na região de Montes Claros terminam nesta 4ª

Montes Claros – Inscrições para 25 mil bolsas gratuitas na região de Montes Claros terminam nesta 4ª

Montes Claros – Termina nesta quarta-feira (30/09) o prazo de inscrição para as 25 mil vagas em cursos gratuitos e on-line para qualificação profissional em desenvolvimento de softwares. As oportunidades são oferecidas por meio da parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a Digital Innovation One – maior ecossistema open education da América Latina, e estão disponíveis no link http://bit.ly/2Z51yOD.

Montes Claros - Inscrições para 25 mil bolsas gratuitas na região de Montes Claros terminam nesta 4ª
Montes Claros – Inscrições para 25 mil bolsas gratuitas na região de Montes Claros terminam nesta 4ª

A parceria entre as duas instituições faz parte do programa Uaitec, mantido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e tem o objetivo de gerar oportunidades para quem busca o primeiro emprego, uma recolocação ou até mesmo para aqueles que querem se arriscar em uma nova profissão. Além disso, as vagas visam proporcionar oportunidades para atualizar e qualificar os profissionais que já atuam no setor de Tecnologia da Informação afirma o secretário-adjunto da pasta, Fernando Passalio.

As trilhas de qualificação profissional oferecidas são para Desenvolvimento de Games: HTML5, CSS3 e JavaScript e Desenvolvimento de Sistemas Java: Java, Spring Boot, Linux, Docker, SQL e PostgreSQL. Com duração de 100 horas cada, as temáticas foram escolhidas com base nas demandas de mercado. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a previsão é de que haja um déficit de cerca de 400 mil profissionais de TI em todo o Brasil até 2022.

Ao fazer o anúncio da parceria, o governador do Estado de Minas, Romeu Zema, destacou que as empresas têm oferecido muitas vagas ainda não preenchidas no mercado por falta de pessoas qualificadas em TI. “O que o Estado coloca à disposição é justamente essa qualificação para que os interessados possam iniciar ou aprimorar uma carreira”, disse.

Ao final do programa de treinamento, todos os participantes que concluírem as aulas on-line receberão um certificado. Os alunos com melhor desempenho podem receber convites para processos seletivos em vagas de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da startup. Entre elas estão o Grupo Carrefour (rede varejista e banco da marca), Grupo GFT, Everis, Impulso, Zarp e ART IT, além das empresas integrantes dos ecossistemas Meu Futuro Digital e Órbi Conecta, parceiros do programa e protagonistas do ecossistema de inovação nacional. “Investir na educação é a melhor maneira de transformarmos o nosso país”, complementa Maria Fernanda Menin Maia, conselheira do Órbi Conecta e diretora-executiva Jurídica da MRV Engenharia.

O programa ajudará não apenas as empresas a encontrarem profissionais capacitados, como também pode alavancar a inserção de novos talentos no mercado de trabalho trazendo reflexos positivos para o desenvolvimento socioeconômico e distribuição de renda no estado. Juntas, as instituições parceiras da Digital Innovation One já anunciaram diversas contratações de estudantes e profissionais que passaram pelos treinamentos gratuitos da plataforma de ensino.

Qualificação profissional

A qualificação profissional é uma das principais ferramentas para diminuir a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no primeiro semestre deste ano, aponta que a taxa de desocupação da população de 18 a 24 anos foi de 23,8% no quarto trimestre de 2019. São mais de 3 milhões de jovens sem emprego.

Para o vice-presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS) Luigi Nese, essa ação colaborativa impactará de forma positiva as empresas do ramo que procuram mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, ampliará as oportunidades para as pessoas que procuram a primeira oportunidade de emprego. “O investimento em formação de profissionais qualificados é uma das nossas prioridades para fortalecer as empresas do setor de serviços. Essas ações contribuem diretamente para a competitividade e o desenvolvimento socioeconômico”, destacou Nese.

Começar a trabalhar neste momento também pode ser fundamental para muitos estudantes que precisam contribuir com as despesas de casa. São inúmeras as famílias que devido a pandemia no novo coronavírus tiveram de encontrar soluções para complementar a renda.

Para Iglá Generoso, CEO da Digital Innovation One, a orientação disponibilizada para os participantes é fundamental para ajudá-los a se preparar para o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. “A nossa plataforma e metodologia educacional conectada com grandes empresas disponibiliza as orientações profissionais justamente para apoiar os novos talentos que estão chegando agora no mercado, indo além da aprendizagem em desenvolvimento de software”, destacou o CEO.

Sobre a Digital Innovation One – Fundada em 2018, a Digital Innovation One é a primeira plataforma Open Education brasileira que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente o ecossistema da startup conta com mais de 230 mil estudantes, 160 instituições de ensino, 30 embaixadores, 450 mentores/professores e 1.000 empresas conectadas por meio dos programas educacionais.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.