Gastronomia – Os segredos para fazer quiabo sem baba
Muita gente deixa de comer quiabo porque não sabe como refogá-lo sem a tão detestável baba, não é mesmo? Pois bem. Hoje vim compartilhar com vocês o resultado positivo de algumas experiências que fiz na tentativa de saboreá-lo bem enxutinho.
Primeiro, lave-o bem lavadinho na água corrente. Se preferir, após tirar o excesso de sujeira, pode esterelizá-lo em água sanitária, na medida de 1 colher de sopa do produto para 1 litro de água. Não esqueça de enxaguar bem depois.
Seque-os (1º segredo!), um a um, num paninho de prato bem limpo.
Corte fora a “tampinha” dele e o início do cabinho, que costuma ser mais duro. Depois, pique em rodelinhas. Ao ir cortando as rodelinhas, se você sentir que a faca não entra, descarte essa parte. Partes muito duras, mesmo cozidas, ficam desagradáveis depois.
Refogue cebola picadinha em um pouco de óleo. Abaixe o fogo depois (2º segredo!).
Jogue o quiabo por cima da cebola picada e não mexa (3º segredo!).
Esprema limão por cima (4º segredo!). Eu gosto de bastante limão, então espremo 1 limão inteiro, dos grandes.
Salpique sal à gosto, por cima, e tampe. Mantenha o fogo baixo (5º segredo!)!
Em poucos minutos, o quiabo terá mudado de cor, o que indicará que ele já está pronto. Dê uma mexida de leve (6º segredo!), só para misturar a cebola ao quiabo. Nesta mexida, você poderá perceber um pouquinho de baba no quiabo, mas é aí que vem o 7º segredo: aguarde 5 minutos para servir. Pronto! Seu quiabo sem baba estará prontinho para ser saboreado!
Experimente seguir estes 7 passinhos e depois comente contando se deu certo!