Últimas Notícias

Financiamentos crescem acima da média nacional no CE em 2021

7/2/2022 – Muitas famílias têm escolhido Eusébio em busca de qualidade de vida, pois veem na cidade uma boa opção para sair da agitação de Fortaleza

Ceará tem alta acima da média nacional (124%); corretor analisa movimento em direção a cidades da região metropolitana de Fortaleza, como Eusébio, que tem “boom” imobiliário

Com um crescimento acima da média nacional (124%), os financiamentos imobiliários no Ceará movimentaram mais de R$ 1,65 bilhão no primeiro semestre de 2021. A informação é da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), que revela que o valor representa uma alta de 169% em relação ao primeiro semestre de 2020 – primeiro ano da pandemia de Covid-19. Trata-se da maior expansão desde o início da série histórica, em 1994.

O levantamento da Abecip também mostra que o Ceará teve o terceiro maior crescimento do país, atrás apenas do Rio Grande do Norte (193%) e Pará (184%). No total, foram financiados 7.914 imóveis no estado apenas no primeiro semestre do último ano – a soma representa mais do que o triplo registrado em 2020, quando foram vendidas 2.595 unidades.

Neemias Benício, corretor de imóveis de Eusébio (CE), destaca que o mercado imobiliário cearense voltou a crescer durante a pandemia após a temporada de crise entre 2015 e 2019. “Entretanto, há uma disparidade entre a tendência de alta nos financiamentos imobiliários efetivados no estado com relação à capital”, afirma, em referência a indicativos da DataZAP+ cedidos ao Diário do Nordeste.

Segundo os dados, Fortaleza teve queda no número de contratos fechados em 2020. No mês de julho, houve variação negativa de 3,42% no saldo de financiamentos, decréscimo que seguiu mês a mês até fevereiro de 2021. 

Benício afirma que, ao passo em que Fortaleza sentiu impactos negativos durante a crise sanitária devido à evasão dos centros urbanos, o mercado imobiliário de cidades da região metropolitana, como Eusébio, experimentaram um “boom”.

Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, a 24 quilômetros da capital, Eusébio possui 79 km² de área territorial e uma população estimada em  54.337 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2020.

“Muitas famílias têm escolhido Eusébio em busca de qualidade de vida, pois veem na cidade uma boa opção para sair da agitação de Fortaleza e morar em uma cidade menor, mais tranquila, com mais verde e infraestrutura de comércio e serviços crescente”, explica. “O acesso rápido à capital também é um fator importante, o que contribuiu para a ascensão de diversos lançamentos imobiliários, sobretudo casas em condomínios com com foco em estrutura de lazer e segurança”.

Brasileiros buscam cidades menores em novo estilo de vida

Na visão do corretor de imóveis de Eusébio (CE), a pandemia de Covid-19, o teletrabalho e o isolamento social podem ter contribuído para o êxodo de moradores das grandes metrópoles para condomínios.

“Assim como em outras capitais, na região metropolitana de Fortaleza o confinamento levou às pessoas a passarem mais tempo em casa. Com isso, nasceu o desejo por imóveis maiores e com mais espaço de lazer. Os condomínios atendem bem a estes requisitos, e devem continuar recebendo um contingente de pessoas mesmo no pós-pandemia”, afirma.

Para exemplificar, Benício diz que um grande número de estudantes e profissionais preferem continuar na modalidade remota, mesmo com o avanço da vacinação. De fato, 70% dos profissionais afirmaram que gostariam de continuar trabalhando em home office de agora em diante, segundo pesquisa da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo) em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração).

De forma similar, um estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas) demonstrou que 30% das empresas brasileiras devem manter o teletrabalho mesmo no pós-pandemia. “Neste novo cenário, em que as pessoas priorizam a adoção de um estilo de vida saudável, à certa distância dos grandes centros, cidades como Eusébio devem ser escolhidas cada vez mais”, complementa.

Lançamentos aquecem mercado imobiliário de Eusébio

Para o corretor, as perspectivas são positivas para o mercado imobiliário na cidade a curto, médio e longo prazo. “Vemos o mercado imobiliário em Eusébio aquecido e com tendência de continuar crescendo. A infraestrutura de serviços está em plena expansão, com a chegada de escolas e faculdades de destaque, além da instalação de shoppings com grandes lojas”.

Benício destaca que um dos vetores de crescimento de Eusébio é o bairro planejado da Cidade Alpha. “O projeto da Alphaville Urbanismo contempla a construção de diversos condomínios residenciais de luxo integrados com uma área comercial. Além disso, vários condomínios Alphaville chegaram à região e há expectativa de mais empreendimentos”.

O último lançamento, prossegue, ocorrido em dezembro de 2021, foi o empreendimento Alphaville Ceará 4 – as vendas dos lotes esgotaram em um único dia. “O que demonstra a força da cidade, que deve seguir em crescimento contínuo ao lado de Fortaleza”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://blog.eusebioimoveis.com/

Website: https://blog.eusebioimoveis.com/