Últimas Notícias

Saiba o que é Ideal Customer Profile

Já parou para pensar no Ideal Customer Profile o que é e como pode ser muito útil para a sua empresa? Esse indicador pode alavancar as vendas de um negócio, pois permite conhecer as expectativas dos potenciais clientes.

O ICP pode ser utilizado tanto por empresas B2B como B2C, em outras palavras, empresas que trabalham diretamente com o consumidor final e também empresas que vendem para outras empresas. Saiba como aplicar esse indicador no seu negócio e converter mais vendas, confira!

O que é Ideal Customer Profile?

É um indicador que está entre o público-alvo e a persona. O ideal customer profile o que é pode não ser tão geral quanto o primeiro perfil e nem muito específico quanto o segundo perfil, pois mora em uma área cinza que precisa ser analisada atentamente para ser definida.

O público-alvo visa definir questões sociais, econômicas e demográficas das pessoas que irão consumir o produto ou serviço, trazendo informações como idade, renda, profissão e hábitos de compras.

O persona, ou buyer persona, é o perfil de cliente ideal para uma empresa, ou seja, a pessoa certa a qual uma empresa pode ofertar seus produtos e serviços. Além de informações presentes no público-alvo, o persona também traz informações como decepções com produtos, expectativas, dúvidas ou ambições.

Para que serve?

O Ideal Customer Profile serve como um tipo de guia antes de realizar alguma venda. Primeiramente, o ICP identifica os leads (clientes potenciais) interessados em comprar, e conhecendo o público mais interessado no produto, o marketing pode direcionar as campanhas de forma mais específica.

O ICP quando bem definido, ajuda a equipe de marketing e vendas a identificar e atrair os contatos ideais para prospecção. Assim, a equipe pode abordar os clientes no momento certo e de maneira mais assertiva com foco na conversão de novas vendas diretas ou no fechamento de contratos.

Por que definir um ICP?

É importante que uma empresa realize esforços de vendas para clientes que possam de fato aumentar a taxa de conversão. É importante definir um ICP para traçar qual estratégia adotar para abordar e negociar com o cliente.

Nesse sentido, a principal vantagem do ICP é otimizar o tempo da equipe de vendas, pois ajuda a identificar as empresas ou clientes mais aptos a fecharem um negócio. Afinal, o que é mais importante do que aumentar as vendas e trazer mais receita? E mais: não seria de grande utilidade facilitar ainda mais esse processo?

Quando definir ICP pode ser melhor que definir persona?

Em geral, o ICP vem antes da definição de persona. O ICP indica o cliente ideal de uma empresa e, diferente disso, a persona faz a definição das características comportamentais e físicas dos consumidores.

A criação do Ideal Customer Profile o que é precede a persona que, em linhas gerais, pode ser vista como uma extração do ICP, pois contém dados que podem servir como parâmetros para definir a persona de uma empresa.

Como definir o Ideal Customer Profile?

Algumas dicas para definir o Ideal Customer Profile de uma empresa são conhecer bem o seu negócio, mapear quais são os seus melhores clientes e todas as informações primordiais que você possui sobre tais clientes.

Com base nessas informações, elabore o ICP identificando características comuns dos clientes e expectativas e, por fim, analise e remova de sua lista de possíveis clientes aqueles que menos se alinham à proposta oferecida pelo seu negócio.

Cuidados ao definir ICP

Ao definir o ICP é preciso adotar alguns cuidados, pois o perfil de cliente bem definido ajuda a aumentar a receita da empresa. Primeiramente, é preciso se atentar aos detalhes ao mapear quem são seus clientes atuais, pois muitas informações são cruzadas nesta etapa.

Outra questão é analisar sempre o histórico comercial ou financeiro da sua empresa, pois assim é possível analisar quais serviços ou produtos foram mais rentáveis para o negócio em determinado período e quais foram os perfis atendidos por eles.

Agora você já entendeu mais sobre o Ideal Customer Profile, o que é e sua importância para as empresas e a Receita Previsível pode te ajudar nesse processo com consultoria, mentoria e treinamento para empresas e consultores de vendas. Visite o site da Receita Previsível e defina seu perfil de cliente para vender cada vez mais.