Últimas Notícias

Curso virtual internacional aborda diagnóstico sindrômico

O Programa de Educação Continuada bioMérieux aborda todos os anos temas relacionados ao diagnóstico de doenças infecciosas e uso racional de antimicrobianos. Nesta edição, cujas inscrições estão abertas, o tema é “Diagnóstico sindrômico das infecções comuns a nível hospitalar: uma abordagem diagnóstica, terapêutica e preventiva”.

O treinamento é realizado no formato online, em parceria com a Associação Panamericana de Infectologia, e foi coordenado pela Dra. María V. Villegas e pelo Dr. Germán Esparza. O curso é dividido em oito aulas virtuais (ao vivo), apresentadas em espanhol e português, entre os dias 22/05 e 20/11/2024.

Os especialistas convidados são docentes e acadêmicos de oito países: Dr. Rafael Cantón (Espanha), Dr. Fabián Herrera (Argentina), Dr. Miguel Angel Bonal (México), Dr. Francisco Molina (Colômbia), Dra. Analía de Cirstófano (Argentina), Dr. Fabio Varón (Colômbia), Dra. Carolina Rivacoba (Chile), Dr. Rodrigo Hasbun (Estados Unidos), Dr. Eduardo López (Colômbia), Dra. Valeria Fabre (Estados Unidos), Dra. Theresa Ochoa (Peru), Dra. María Letelier (Chile), Dra. Ana Lucia Munhoz (Brasil), Dra. Dona Benadof (Chile).

Entre os temas abordados estão: diagnóstico sindrômico e a revolução na abordagem das doenças infecciosas; sepse e infecções da corrente sanguínea; pneumonia adquirida na comunidade e infecções respiratórias em pacientes adultos e pediátricos de alto risco; pneumonia associada aos cuidados de saúde; infecções do sistema nervoso central; infecções gastrointestinais; infecções articulares; o impacto do diagnóstico point of care.

O programa de educação é direcionado a profissionais de saúde, em geral, médicos, infectologistas, emergencistas, intensivistas, microbiologistas, epidemiologistas, enfermeiros de SCIH, farmacêuticos e auditores em saúde.

O Certificado de Educação Médica Continuada será concedido a quem participar de 80% do programa e concluir as avaliações das aulas. Os profissionais que por algum motivo não conseguirem participar ao vivo das palestras poderão ver as gravações e assim atender ao requisito de participação.

Mais informações e inscrições pelo link: https://educacionmedicabiomerieux.webinarmedico.com/pt/

Diagnóstico sindrômico baseia-se numa solução disponível para a detecção de microrganismos (bactérias, vírus, fungos e parasitas) causadores de uma infecção e dos genes de resistência associados a estes agentes patogénicos. Caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo paciente, e pela sua abordagem diagnóstica através de um teste robusto que permite a detecção simultânea destes agentes infecciosos, permitindo a tomada de decisões corretas desde a abordagem terapêutica e controle da infecção.

O diagnóstico sindrômico pode ser aplicado em diversas especialidades médicas, incluindo emergências, medicina interna, cuidados intensivos, doenças infecciosas, pediatria. O sucesso na sua implementação e alcance de metas depende da unificação de critérios para sua seleção e interpretação com base no conceito de gestão do diagnóstico (diagnostic stewardship, em inglês). Essa estratégia baseia-se na seleção do teste certo, para o paciente certo e informado no momento certo de acordo com a gravidade da infecção.