IFNMG abre inscrições para XII Seminário de Iniciação Científica em Montes Claros
IFNMG abre inscrições para XII Seminário de Iniciação Científica em Montes Claros

IFNMG abre inscrições para XII Seminário de Iniciação Científica em Montes Claros

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Estão abertas até o dia 13 de agosto de 2025 as inscrições de participantes e submissões de trabalhos para o XII Seminário de Iniciação Científica (SIC) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). O evento será realizado entre os dias 19 e 21 de agosto, no Campus Montes Claros, com participação aberta à comunidade externa.

🔬 Tema 2025: Ciência que Conecta A edição deste ano traz como tema “Ciência que Conecta: Integração, Saberes e Transformação no IFNMG”, destacando o papel da iniciação científica como elo entre diferentes áreas do conhecimento, realidades sociais e territórios. O objetivo é promover uma educação crítica, inclusiva e transformadora, com foco no desenvolvimento regional sustentável.

📚 Programação Durante os três dias de evento, haverá:

  • Apresentações de trabalhos científicos
  • Palestras com pesquisadores convidados
  • Oficinas práticas
  • Atividades interativas voltadas à comunidade

🍻 Minicurso especial Entre os destaques da programação está o minicurso “Cerveja Artesanal para Iniciantes”, voltado à produção com equipamentos caseiros, que será realizado no dia 19/08, das 19h às 23h.

📝 Submissão de trabalhos Serão aceitos resumos expandidos nas seguintes modalidades:

  • Pesquisa voluntária ou vinculada a programas como PIBIC, PIBIC-Jr, PIBIT
  • Projetos de ensino, extensão ou inovação
  • Trabalhos de pós-graduação lato e stricto sensu

As áreas temáticas incluem:

  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Engenharias
  • Ciências Humanas
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

📆 Resultado das submissões A divulgação dos trabalhos aprovados será feita no dia 15 de agosto de 2025.

🌍 Impacto regional

O SIC é considerado o principal evento científico do IFNMG e contribui para o fortalecimento da cultura científica no Norte de Minas, promovendo o diálogo entre saberes acadêmicos e tradicionais e incentivando a formação de cidadãos engajados.

🎯 Frase-chave de f

 

Jornal Montes Claros | Redação | Fonte: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros.com.br e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.