You dont have javascript enabled! Please enable it! MG - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anuncia concurso público com 342 vagas | Jornal Montes Claros

MG - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anuncia concurso público com 342 vagas
MG - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anuncia concurso público com 342 vagas

MG – Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anuncia concurso público com 342 vagas

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Edital será publicado nesta segunda-feira (16); inscrições previstas entre maio e junho

Montes Claros — 15/03/2026. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vai abrir 342 vagas em novo concurso público. O edital será divulgado nesta segunda-feira (16) e trará todas as regras e o cronograma detalhado.

As oportunidades serão distribuídas entre 321 vagas para o Curso de Formação de Soldados e 21 vagas para o Curso de Formação de Oficiais. As inscrições devem ocorrer entre maio e junho, conforme previsto pelo Governo de Minas.

O anúncio foi feito pelo vice-governador Mateus Simões durante a formatura de 279 militares do Curso de Formação de Soldados 2025/2026. Ele destacou que a realização frequente de concursos garante o reforço do efetivo em todas as regiões do estado, incluindo o Norte de Minas.

Participação feminina

A nova turma apresentou aumento na presença de mulheres: 27% dos formandos são do sexo feminino, índice superior ao registrado em anos anteriores. Para a comandante-geral da corporação, Jordana Daldegan, esse avanço reforça a importância da igualdade de oportunidades na carreira militar.

Formação

Os bombeiros recém-formados passaram por mais de 990 horas de treinamento, com disciplinas como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamentos em altura, atendimento pré-hospitalar e salvamento aquático. Mesmo em fase de formação, parte dos militares já atuou em operações relevantes, como enchentes na Zona da Mata e resgates em Belo Horizonte.

Após a conclusão, os profissionais serão distribuídos para 49 cidades mineiras, ampliando a cobertura da corporação em diferentes regiões.

Homenagem

A turma recebeu o nome Miguel Arcanjo, em referência ao helicóptero Arcanjo 04 e em homenagem aos seis tripulantes que morreram em missão de salvamento em outubro de 2024, em Ouro Preto.

Investimentos

Entre 2019 e 2025, o Governo de Minas destinou R$ 139 milhões ao Corpo de Bombeiros, com recursos aplicados em frota, equipamentos, modernização tecnológica e melhorias estruturais.

Com o novo concurso, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reforça seu compromisso com a segurança da população e amplia oportunidades de carreira. Em cidades como Montes Claros, a expectativa é de fortalecimento das equipes e maior capacidade de resposta em situações de emergência.

Redação Jornal Montes Claros | Texto: Jornal Montes Claros – com informações do Governo de Minas Gerais e CBMMG

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.