Últimas Notícias

Saúde – Nutricionista alerta sobre cuidados com alimentação no verão

Hidratação! Essa é a palavra da vez durante a estação mais quente do ano. De acordo com a nutricionista de produção da Santa Casa de Montes Claros, Marina Barbosa Braga, com a chegada do verão, o corpo perde quantidades consideráveis de água e sais minerais, como sódio e potássio, através da transpiração.

Nutricionista da Santa Casa de Montes Claros
Nutricionista da Santa Casa de Montes Claros

Ela alerta que para evitar a desidratação, a ingestão de líquidos deve ser constante ao longo dia. “Durante o verão o corpo perde muito líquido e necessita de uma reposição adequada para evitar a desidratação, uma alteração metabólica muito comum neste período de calor, que debilita o organismo em pouco tempo”, diz.

Outra ponto que a nutricionista chama atenção é quanto as crianças, pois necessitam de cuidados redobrados. Ela ressalta que o metabolismo dos pequenos é mais acelerado, sendo assim, perdem mais vitaminas e sais minerais que uma pessoa adulta.

Para manter uma boa saúde e boa forma nesse verão, Marina lembra que comer bem e de forma adequada é primordial, uma vez que, nesse período, o organismo tende a ficar mais lento.

Confira algumas dicas para uma alimentação saudável e balanceada:

– Consumir produtos mais leves como frutas, verduras, legumes e saladas;

– Inclua na dieta produtos integrais e naturais;

– Prefira assados, grelhados e cozidos ao invés de frituras e empanados;

– Evitar doces e outras guloseimas;

– Dar preferência a sucos naturais e água de coco;

– Evitar queijos, maioneses e molhos;

– Ingerir dois litros de água por dia, uma vez que o calor leva à desidratação.