Últimas Notícias

Montes Claros – Prefeitura substitui semáforos para maior segurança de motoristas e pedestres

Atualmente, 62 semáforos estão em funcionamento na cidade.

Quem é motorista sabe muito bem como é difícil identificar com exatidão a cor da sinalização semafórica em um dia com sol muito forte (situação que não é rara em Montes Claros). Desta forma, pensando na segurança e condutores e pedestres a Prefeitura, através da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito de Montes Claros (MCTrans), está realizando um trabalho de substituição dos painéis semafóricos da cidade.
Montes Claros - Prefeitura substitui semáforos para maior segurança de motoristas e pedestres
Montes Claros – Prefeitura substitui semáforos para maior segurança de motoristas e pedestres

De acordo com o chefe de seção de Sinalização Semafórica da MCTrans, Vandinei Batista Santos, os semáforos do tipo eletromecânico estão sendo substituídos pelos modelos eletroeletrônicos de LED, o que acarretará uma maior luminosidade e economia de energia. A visibilidade das lâmpadas LED tem alcance 400% maior que as lâmpadas incandescentes, com um consumo de energia cerca de 40% menor. Ainda segundo Santos, com a troca dos equipamentos será possível trabalhar com toda a rede semafórica através de uma central de controle operacional instalada na sede da MCTrans. Assim, a comunicação sobre um aparelho que não está funcionando passará a ser imediata e o conserto, muito mais rápido. “Poderei receber a comunicação até por SMS (mensagem de texto via celular)!”, conta o chefe de seção sobre o recurso que estará disponível com a central de controle.

Atualmente, 62 semáforos estão em funcionamento na cidade e a ideia é que, até o final do ano, todos sejam substituídos. Estão atualmente em processo de substituição os equipamentos localizados na avenida Santos Dumont (esquina com Dom Pedro II) e na avenida deputado Esteves Rodrigues (no cruzamento com a rua Tupinambás). Os novos aparelhos já foram instalados nestas duas vias, mas, por enquanto, os antigos ainda estão em funcionamento, pois é necessário um tempo para a programação dos novos.