Últimas Notícias

Com crise hídrica, PT quer dar prioridade para água de reuso

Em meio à crise hídrica existente no País, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, apresentou um Projeto de Lei que prioriza a utilização de água de reuso em atividades onde for possível incorporá-la. “Nenhuma água de boa qualidade deverá ser utilizada em atividades que tolerem águas de qualidade inferior, salvo quando houver elevada disponibilidade hídrica”, diz o texto.

Com crise hídrica, PT quer dar prioridade para água de reuso
Com crise hídrica, PT quer dar prioridade para água de reuso

O objetivo é evitar o uso de água tratada para lavar carros ou calçadas ou mesmo para resfriar os geradores de indústria, por exemplo. Para essas atividades, seria empregada água de reuso, como a que é acumulada da chuva ou mesmo aproveitada de atividades simples como a lavagem de roupa.

O Projeto de Lei de Humberto segue uma diretriz proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele afirma que em Israel, mais de 70% dos efluentes gerados são reaproveitados seguindo modelo similar.

“Espera-se, assim, que a água tratada e potável seja cada vez menos consumida por finalidades menos exigentes e que, em substituição, seja encorajado o uso de fontes alternativas”, explica o senador.

Ela altera a Política Nacional de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico. Aprovada em 2007, ela determina, por exemplo, que em situação de escassez, a prioridade dos recursos é para o consumo humano.