Últimas Notícias

Presidente Dilma anuncia adiamento de concursos e reajuste dos servidores públicos

O governo Federal detalha, neste momento, os cortes do pacote de ajuste fiscal.

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, informou que no lado da redução de gastos são nove medidas e, entre elas, consta o adiamento do reajuste dos servidores públicos federais, a ser objeto de negociação com os sindicatos.

O governo avisou ainda que está suspendendo a realização de concursos públicos.

Presidente Dilma anuncia adiamento de concursos e reajuste dos servidores públicos
Presidente Dilma anuncia adiamento de concursos e reajuste dos servidores públicos

.

.

Na última quarta-feira, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s retirou o selo de bom pagador do Brasil e manteve a perspectiva “negativa”, o que significa chance de novo rebaixamento à frente, alegando desafios políticos crescentes que impedem melhor coordenação do governo, sem força para garantir a aprovação de medidas fiscais para melhorar as contas públicas.

No fim de agosto, de forma desastrosa, o governo apresentou ao Congresso Nacional proposta orçamentária de 2016 com previsão de déficit primário –economia feita para pagamento de juros da dívida pública– de 30,5 bilhões de reais para a União, o equivalente a 0,5 por cento do PIB.

Neste final de semana, a presidente Dilma esteve reunida com vários ministros, entre eles Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento), para tratar dos cortes de gastos. Antes de divulgar as medidas, Dilma consultaria o vice-presidente Michel Temer, em viagem à Rússia, e os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

.

.