Matrículas Aberta - Escola Adventista

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Vereadores de Montes Claros visitam a Santa Casa

Montes Claros – Vereadores de Montes Claros visitam a Santa Casa

Montes Claros – Vereadores de Montes Claros visitam a Santa Casa

Os Vereadores da Câmara de Montes Claros realizaram na tarde de ontem (21/03/2017), visita a Santa Casa, com o objetivo de conhecer as instalações da unidade hospitalar que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS), além de debater e propor soluções a fim de sanar as dificuldades relativas à saúde municipal.

Montes Claros - Vereadores de Montes Claros visitam a Santa Casa
Montes Claros – Vereadores de Montes Claros visitam a Santa Casa

 

A Santa Casa está em Montes Claros há 145 anos e comporta cerca de 400 leitos, destes 80% são destinados ao SUS. O hospital mantém 30 leitos de CTI, divididos entre atendimento geral, adulto e pediatria. Segundo o superintendente da unidade, Maurício Sérgio Souza, mesmo estando com sua capacidade no limite, a Santa Casa mantém os resultados entre os melhores, porém, é necessário que Montes Claros tenha mais um pronto socorro em funcionamento para desafogar o hospital.

Para o Presidente da Câmara, Vereador Cláudio Prates (PTB), não pode haver partidarismo ao lidar com a demanda da saúde, sendo assim necessário desenvolver ações para que a Câmara possa ser parceira de todas as unidades de saúde. O Parlamentar reforçou que a Casa Legislativa pode ter esse papel e assim, melhorar a situação da saúde municipal.

Dr. Marlon (PTC), presidente da Comissão de Saúde, afirmou que é de extrema importância esse engajamento dos Vereadores na Saúde, porém, faz-se necessário evoluir o debate a nível estadual. Segundo o Parlamentar, é preciso tomar frente diante da situação em que a saúde de Montes Claros se encontra, tendo em vista o fechamento do pronto socorro do Hospital Aroldo Tourinho, o não credenciamento do Hospital das Clínicas e a não participação de políticos da região no debate do Hospital do Trauma.

Segundo Maurício, superintendente da Santa Casa, o problema não está somente em Montes Claros, mas na ineficiência dos hospitais da microrregião. Para o provedor da Santa Casa, Heli de Oliveira Penido, é preciso encontrar uma solução para os problemas da saúde em Montes Claros, sobretudo para os serviços de urgência e emergência. Assim, apresenta-se como solução a possibilidade da Santa Casa gerir o pronto socorro e maternidade do Hospital Aroldo Tourinho, que se encontram fechados.

Entretanto, o provedor do hospital, afirma que para que esta gestão ocorra, será necessário um aporte financeiro de 1,5 milhão de reais por mês. Para Maurício, a Câmara pode contribuir atuando junto ao Estado na proposição de ações para melhorar a saúde do município, além de cobrar efetiva representação dos deputados federais.

Estiveram presentes na reunião os Vereadores Edmilson Magalhães (PSDB), Júnior Martins (PPS), Valdecy Contador (PMN), Dr. Valdivino (PMDB), Maria Helena Lopes (PPL), Sóter Magno (PP), Ildeu Maia (PP), Cláudio Prates (PTB), Graça da casa do Motor (PHS), Dr. Marlon (PTC), Marcos Nem (PSD), Ailton do Vilage (PHS), Leão (PSDC), Pastor Elair (PMDB) e Aldair Fagundes (PT).

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *