Publicidade

Inicio » Esporte » Importância do marketing no futebol

Importância do marketing no futebol

Importância do marketing no futebol

Toda vez que uma nova temporada de futebol brasileiro começa, as pessoas ficam entusiasmadas, se programam para assistir aos jogos nos mais diversos lugares, algumas empresas se preparam para oferecer patrocínio e a mídia se pauta para cobrir os eventos esportivos. Com a amplitude desse nicho, é comum serem adotadas estratégias de comunicação e marketing para alavancar mais ainda este mercado.

A comunicação como um todo é muito importante quando o objetivo é dar destaque para algum assunto. Seja por meio da comunicação interna, assessoria de imprensa, marketing ou todos juntos.

Os profissionais de comunicação devem desenvolver ampla pesquisa de público, análise da situação, planejamento, verificação de viabilidade, controle e análise de retorno antes de qualquer tomada de decisão. A pesquisa de opinião é essencial para o sucesso do projeto.

Marketing esportivo

No caso do marketing no futebol brasileiro, os especialistas desenvolvem ações voltadas à prática do futebol, buscam associações, promovem eventos e conseguem patrocínio de equipes e clubes desportivos.

Com o patrocínio o objetivo é valorizar a marca da empresa e gerar mídia espontânea. O patrocínio pode ser por meio de incentivo a atletas, clubes ou eventos ligados ao futebol.

Deve-se criar um produto inovador ou não, mas que atenda aos interesses do público. Deve-se pensar em pontos de venda desse produto, um local que atraia este público-alvo e principalmente na promoção do produto, ou seja, sua publicidade na mídia que pode ser feita com a participação de atletas em propagandas, redes sociais ou outdoors.

Comunicação Interna

A comunicação interna ajuda a manter a organização e o fluxo de informação dentro da empresa, seja o clube e seus profissionais ou a empresa patrocinadora. Todos os envolvidos devem estar cientes sobre modificações e sobre qual o objetivo esperado com determinada ação desenvolvida.

Assessoria de Imprensa

O papel da assessoria de imprensa é fundamental a todo o momento, seja na divulgação da pré-temporada, durante os jogos ou pós-temporada. A assessoria de imprensa de um clube, por exemplo, presta um papel muito importante quando o assunto é dar visibilidade ao time ou empresa que está patrocinando. O trabalho é contínuo, pois antes do início da temporada os assessores de imprensa já trabalham na divulgação do que virá, com sugestões de pautas e releases que são enviados à imprensa. Durante o campeonato, devem estar à disposição 24h por dia para atender às demandas de jornalistas. E, após a finalização de um campeonato, ainda trabalham com a repercussão que isso gerou. Ao final, estas três ações somadas, garantem o sucesso da temporada.

Leia Também

Acesse agora as promoções de passagens de aéreas nos voos de Montes Claros para SP e Porto Seguro

* Por: da redação - 21 de setembro de 2018. Nesta sexta-feria (21/09) é possível …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *